terça-feira, 27 de outubro de 2009
A Responsabilidade do Padrinho
A responsabilidade do Padrinho Maçom é muito grande.
Desde o início da Maçonaria, já no tempo Operativo ainda, o Padrinho levava o seu afilhado (candidato) até o local da recepção, fechava-se em silêncio com ele em uma sala escura, por uma hora mais ou menos, e, depois, ia com ele até a Porta da Loja, dava... Batidas e o entregava ao 1º vigilante.
Na Inglaterra, ainda hoje, em diversos condados, o Irmão durante a sessão anuncia à Loja que tem um amigo que deseja ser iniciado nos Mistérios Maçônicos.
O Venerável manda que o traga daí a sete ou quinze dias, para a Iniciação.
Depois de iniciado preenche toda a documentação necessária.
Não há muita burocracia. O processo é rápido.
Confia-se plenamente no discernimento do Padrinho. É o Padrinho que é importante e não o candidato.
Se porém antes de atingir o 3º Grau, o Grau de Mestre, o Neófito comete alguma falta considerada grave, são eliminados o Neófito e o Padrinho.
É muito fácil ingressar na Maçonaria inglesa, mas é mais fácil ainda sair.
Daí a grande responsabilidade dos Padrinhos.
Em nosso meio, o Padrinho não é tão responsável assim.
Só é apenas admoestado pelo Venerável, quando o afilhado é rejeitado por muitas esferas negras. Mesmo assim, ele é admoestado particularmente, sem que a Loja saiba do que se trata.
Uma coisa, todavia, deve ser levada em consideração – um Padrinho responsável não deve trazer qualquer elemento para a Ordem, somente porque ele é seu amigo.
Às vezes é amigo, mas não possui as qualidades ou perfil necessário para ser um bom Maçom.
E os Padrinhos não devem magoar-se quando um proposto seu é rejeitado.
Nesse ato, a Loja talvez esteja lhe prestando um grande favor e retirando-lhe uma tremenda dor de cabeça.
Fonte: Livro “Instruções para a Loja de Mestre”. Autoria de Francisco de Assis Carvalho e outro. Editora Maçônica A TROLHA, Londrina/PR.
Minuto Maçônico
TEMPLO
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
sábado, 24 de outubro de 2009
Oficina Convida Para Seminário Sobre Planejamento Estratégico
Da Redação:
Atualizado às 14h50, do dia 26/10/09, com a postagem das Pranchas Nº 003-10/09-VM e Nº 004-10/09-VM, devidamente recibadas pelos Veneráveis Mestres das Oficinas "KABBALAH" - Nº 3478 e "BAHIR" - Nº 3938, respectivamente.
Atualizado novamente a pedido, às 13h50, do dia 29/10/09, com a postagem da Prancha Nº 001-10/09-VM, em substituição a anterior, haja vista, que a atual está devidamente recibada pela autoridade convidada.
Novo Membro do Comitê de Assuntos Gerais
O Caráter Iniciático
O caráter iniciático da Maçonaria está expresso no artigo 1º da Constituição do Grande Oriente do Brasil, ao lado de outras características que delineiam o retrato da Sublime Ordem em traços inconfundíveis.
Grande parte do mistério maçônico, essa enorme força de atração que exercemos sobre o homem profano mais iluminado intimamente, provêm juntamente da alta qualificação atribuída a essa característica especial da Iniciação.
É evidente que não se trata de um segredo, mas há um terreno de difusa compreensão, quando ao definir-se o termo ultrapassa-se o enunciado preliminar que manda “caminhar para dentro”.
A noção do fato iniciático encerra um tanto de espiritualidade, outro termo que figura em rituais e que exige especial atenção e proficiência para entendê-lo corretamente.
A redação dos rituais não aborda o assunto; antes, delega sempre ao estudioso o entendimento da expressão. É o estilo de aprendizagem a que se submete o maçom em seus esforçados estudos à procura interminável da verdade.
Ambos os termos são muitas vezes evitados, mas a presença de ambos é coisa recorrente, à espera de conceitos maçônicos claramente definidos. E mais ainda quando se trata de maçonaria simbólica, que, aliás, como se sabe, é a única base de reconhecimento dos maçons do Grande Oriente do Brasil perante a Maçonaria mundial.
23.10.2009
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral
Fonte: www.gob.org.br/gob
Minuto Maçônico
A PRECE
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Idade Média
O conceito de Idade Média está, pois, eivado de erro. Não se trata de maneira nenhuma de uma época de transição, ainda incerta quanto aos seus fins e meios, mas de um desses momentos originais da história, em que a sociedade adquiriu uma profunda compreensão de si mesma e do seu destino, em que se efetuou uma obra inigualada – talvez inigualável –, e em que a humanidade conheceu uma unidade e um equilíbrio excepcionais. É impossível renunciar ao termo usual, demasiado usual, de “Idade Média”, mas convém utilizá-lo pensando na grandeza das realizações que abrange.
Tenho observado que os maçons quando falam da gênese maçônica a partir da guildas dos construtores medievais – os operativos –, fazem-no com reverência, o que é louvável. Entretanto, esses mesmos maçons quando falam da Idade Média fazem-no com desprezo, imitando o senso comum da massa ignara. Isso não seria um paradoxo? Poderia existir dois mundos num mesmo período da história? O mundo dos maçons, belo e perfeito e o mundo dos profanos, ignaro e inexpressível?
Pense nisso antes de falar com desprezo de uma Idade que foi a Idade de Ouro da humanidade Ocidental, a grande época “da Catedral e da Cruzada” (1050-1350).
Curitiba - Paraná
Minuto Maçônico
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Sapientíssimo Irmão Ary Azevedo de Moraes passa para o Oriente Eterno
O Sapientíssimo Irmão será velado no cemitério São João Batista, até às 15h, após isso, será levado para a cremação.
Ultimamente, dedicava-se a escrever e publicar livros sobre sua longa vida Maçônica e estava prestes a publicar a “Histórias das Lojas do GOB”.
(A:JA/R:JA)
Assessoria de Comunicação/GOB
Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB
Fonte: www.gob.org.br
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Ritual Emulação (Pseudo Rito de York) - Breve Discussão
Contra a Corrupção
A Maçonaria tem dedicado grande parte do seu tempo ao combate à corrupção como exigem nossos rituais. E tem sido sempre assim por que a corrupção, sempre existiu; é uma herança nefasta que a civilização ocidental carrega nos ombros, desde que lhe foi transmitida por culturas mais antigas.
Grão-Mestre Geral
Minuto Maçônico
EVOLUÇÃO
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
sábado, 17 de outubro de 2009
Aniversariantes do mês de outubro
DIA | ANIVERSARIANTE |
06 | Irmão MM ÉDSON SEIXAS DE AQUINO, Obreiro |
24 | Irmão MM LUIZ MARTINS BUAINAIN, 2º Vigilante |
30 | Irmão MM OSVALDO NONATO CARDOSO, Dep. Federal Honorário |
Oração do Aniversariante
Acompanha-me, Grande Arquiteto do Universo, no novo ano de vida;
é um ano com trilha nova e desconhecida.
Ampara-me, Seja o meu refúgio e castelo forte.
Sob Tua bênção divina não temerei nem a morte.
Anima-me, quando medos assustam o coração,
Consola-me, segura-me por Tua mão.
Permite que Tua Palavra seja luz no meu caminhar.
Teu braço forte me segura quando eu fraquejar.
A cada nova manhã que Tu, G.A.D.U., me envias,
confio na Tua promessa: que Tu me amas e me guias.
Amém.