Edição do GREMAÇOM AGOSTO ESPECIAL nº. 79/2009, encaminhada pelo deputado federal na SAFL-GOB e editor geral do GREMAÇOM, Irmão MI Gilvaldar Monteiro, da Loja Simbólica "Virtude e Bondade", nº. 146, do Oriente de Maceio/Alagoas.
sábado, 5 de setembro de 2009
O "esquecimento" do dia da pátria
Pátria significa a fusão entre a nacionalidade e o território. Esta energia subjetiva que liga as pessoas de um território entre sí formando um povo chama-se nação. Esta subjetividade é construida a partir da língua, religiões, história passada e presente, momentos felizes e infelizes, tradições culturais, esporte e literatura. Nosso país só atingiu este estágio no decorrer da guerra do Paraguai, segundo José Murilo de Carvalho, que é hoje o maior estudioso brasileiro do tema nacionalidade e cidadania.
Quando um povo atinge o estágio de nação, está construido um poderoso pressuposto contra propostas seccionistas, que significa a tentativa de partilha do território nacional, como foi tentado por S.Paulo durante a revolução constitucionalista de 1932.
Nos EUA o 4 de julho faz parte de uma política pública nacional. Aqui no Brasil, como os militares assumiram como "donos exclusivos" do patriotismo brasileiro durante a ditadura militar de 1964 os civis que lutaram pela redemocratização, esqueceram de retomar o patriotismo em moldes democráticos. O bebê foi jogado fora junto com a água suja.
Lembro que quando estudante do primeiro e segundo graus todos aprendiam o hino nacional, como uma prática cotidiana da escola. Hoje o 7 de setembro é sinônimo de feriado prolongado, os governos ainda não atentaram que a reconquista do sentimento patriótico é vital para manter um povo unido e crente na vida futura de seu país.
O dia da Pátria seria um período para reviver as glórias do passado, os sofrimentos das guerras e das catástrofes, relembrando o nossos mártires. Deveríamos fazer um profundo balanço de nossa cultura cívica, que anda mais predatória do qualquer outra coisa. É só vermos as escolas e prédios pichados, os bancos escolares destruidos, as praças públicas arrebentadas e o acesso restrito aos equipamentos de cidadania como à justiça, à saúde, ao emprego, à renda etc.
O período do dia da Pátria precisa ser reinventado no Brasil. Para o bem de nosso país.
Edir Veiga, cientista político e professor da UFPa, com mestrado e doutorado pela IUPERJ.
Minuto Maçônico
VOCÊ PRETENDE IR A LOJA HOJE ?
1º - Sua participação será sempre mais positiva quando seus pensamentos forem mais altruísticos.
2º - Participação positiva será daquele que com poucas palavras consegue contribuir muito para as grandes realizações.
3º - Ao falar passe pelo crivo das "peneiras", seja sempre objetivo e verdadeiro o seu propósito. Peneira: 1ª - Verdade; 2ª - Bondade; 3ª - A Altruística
4º - As vezes um irmão precisa ser escutado, dê oportunidade a ele para manifestar-se.
5º - Falar muito, quase sempre cansa aos ouvintes, e pouco se aproveita. Fale pouco para que todos possam absorver algo de importante e útil que tenhas a proferir.
Lembre-se,
MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ
(saber - querer - ousar - calar)
Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo
Assinar:
Postagens (Atom)