Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sábado, 24 de outubro de 2009

Oficina Convida Para Seminário Sobre Planejamento Estratégico

A ARLS "DUQUE DE CAXIAS IX" convida as Autoridades Maçônicas do Grande Oriente do Estado do Pará e os Obreiros das Lojas Maçônicas do Rito de York - Trabalho de Emulação, para participarem do Seminário Sobre Planejamento Estratégico - As Modernas Ferramentas de Gestão, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 29 de outubro corrente, no horário de 19h30 às 21h30, em nossa Oficina, cujo Seminário terá como facilitador o Irmão MM AMARILDO ANDRÉ DE ARAÚJO, Oficial 1º Vigilante.




Clique nas imagens para ampliar

----------------

Da Redação:

Atualizado às 14h50, do dia 26/10/09, com a postagem das Pranchas Nº 003-10/09-VM e Nº 004-10/09-VM, devidamente recibadas pelos Veneráveis Mestres das Oficinas "KABBALAH" - Nº 3478 e "BAHIR" - Nº 3938, respectivamente.

Atualizado novamente a pedido, às 13h50, do dia 29/10/09, com a postagem da Prancha Nº 001-10/09-VM, em substituição a anterior, haja vista, que a atual está devidamente recibada pela autoridade convidada.

Novo Membro do Comitê de Assuntos Gerais

O amado Irmão MM EDIVALDO PEREIRA DA SILVA foi nomeado por meio do Ato Nº 001-10/09-VM (abaixo), pelo Venerável Mestre, Irmão MI ANTONIO JAIME MACHADO DA SILVA CARNEIRO, para compor o Comitê de Assuntos Gerais da nossa Oficina, em subsituição ao Irmão MM ODUVALDO SÉRGIO DE SOUZA SEABRA, que se encontra de licença maçônica.

Clique na imagem para ampliar

Novo Portal do Grande Oriente do Brasil



Acesse agora o novo Portal do Grande Oriente do Brasil


O Caráter Iniciático

Pronunciamento do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva

                       

O caráter iniciático da Maçonaria está expresso no artigo 1º da Constituição do Grande Oriente do Brasil, ao lado de outras características que delineiam o retrato da Sublime Ordem em traços inconfundíveis.

Grande parte do mistério maçônico, essa enorme força de atração que exercemos sobre o homem profano mais iluminado intimamente, provêm juntamente da alta qualificação atribuída a essa característica especial da Iniciação.

É evidente que não se trata de um segredo, mas há um terreno de difusa compreensão, quando ao definir-se o termo ultrapassa-se o enunciado preliminar que manda “caminhar para dentro”.

A noção do fato iniciático encerra um tanto de espiritualidade, outro termo que figura em rituais e que exige especial atenção e proficiência para entendê-lo corretamente.

A redação dos rituais não aborda o assunto; antes, delega sempre ao estudioso o entendimento da expressão. É o estilo de aprendizagem a que se submete o maçom em seus esforçados estudos à procura interminável da verdade.

Ambos os termos são muitas vezes evitados, mas a presença de ambos é coisa recorrente, à espera de conceitos maçônicos claramente definidos. E mais ainda quando se trata de maçonaria simbólica, que, aliás, como se sabe, é a única base de reconhecimento dos maçons do Grande Oriente do Brasil perante a Maçonaria mundial.

23.10.2009

Marcos José da Silva

Grão-Mestre Geral


Fonte: www.gob.org.br/gob

Minuto Maçônico

A PRECE

1º - A prece é a procura do contato da criatura com o criador. Pela onisciência de Deus, o criador está constantemente em contato com a criatura. 
2º - Se cada um de nós tivesse a consciência desse contato permanente, seria desnecessária a prece. 
3º - Todos nós de vez em quando, nos colocamos diante de Deus e lhe pedimos o que desejamos. 
4º - A prática da prece, em casa, na igreja, na loja, ou em qualquer lugar, sempre terá o mesmo efeito benéfico. 
5º - Por não ser uma religião a maçonaria não cuida desses mistérios e cabe a cada um a iniciativa do relacionamento criatura X criador.

     
Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo