Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Reinício das Ativades Maçônicas


Poderosíssimos IIr.’.,

  

Informamos que no dia 21 de janeiro corrente, estaremos em pé e a ordem para reiniciarmos os augustos trabalhos de nossa poderosa Loja Simbólica Duque de Caxias IX, nº 2198, às 19h30, e, desde já, contamos com as suas tão importantes e prestigiadas presenças, pois temos que dar continuidade aos nossos Projetos iniciados em 2009.

  

Luz e Sabedoria do Grande Arquiteto para todos, extensivo aos seus familiares.


Fraternalmente,

Ir. MM Amarildo André de Araújo
A.'.R.'.L.'.S.'. Duque de Caxias IX Nº 2198, O.'. Belém/Pa
(91) 3238 - 1419 / (91) 8866 -1419

Obreiros em Ação

A A.R.L.S. "Duque de Caxias IX" realizou no  mês de dezembro passado, uma alegre e prazerosa Ação Maçônica, coordenada pelos Irmãos MI Herivaldo Cristo e MM Hermano Cristo, que culminou com a tradicional distribuição de presentes de natal para crianças carentes da localidade de Getúlio Vargas (Mocajubinha), ao Oriente de Terra Alta/PA. Veja algumas imagens capturadas do evento.

Maçonaria: conheça o lema "liberdade, igualdade e fraternidade"




A palavra “lema” origina-se do grego (lémma), que significa, algo recebido, dádiva, presente.

Na linguística contemporânea “lema” poderá ser conceituado, sinteticamente, como um conjunto de vocábulos, frase, ou frases, que expressem um ideal, o qual poderá ser de pessoa, de grupos sociais, de país ou nação.

Os lemas, quando adotados por países ou organizações da sociedade, exprimem valores filosóficos, sociológicos e culturais comuns, que justificam uma ação comum.

Neste sentido diversos são os lemas de domínio público, como por exemplos: 1. “Ordem e Progesso”, adotado pela República Federativa do Brasil; 2. “In God We Trust” (Em Deus Confiamos), usado pelo Estados Unidos da América ou 3. “Libertas Quæ Sera Tamen” (Liberdade ainda que tardia), que ornamenta a bandeira do Estado de Minas Gerais, dentre tantos outros.

A Maçonaria universal adota em seu ideário a trilogia “Liberade, Igualdade e Fraternidade”, inspirado no lema da Revolução Francesa de 1789, (Liberté, Egalité, Fraternité), expressão de autoria atribuída ao filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).

Na atual conjuntura, em que os reais objetivos das instituições são questionados, em especial os da Maçonaria, faz-se oportuno traçar um breve comentário sobre a aplicação, no cotidiano, de seu lema institucional.


LIBERDADE

Históricamente, liberdade constitui um direito natural do ser humano, proveniente da liberdade absoluta, praticada em seu estado de natureza que, paulatinamente, evoluiu para o estado civil, regido pelo contrato social idealizado por Thomas Hobbes (1588-1679), contemplando a vontade da maioria.  Liberdade, em filosofia, significa a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários.

A partir desse corolário, a Liberdade maçônica não poderia ser diferente. A aplicação desse importante atributo democrático haverá de ser feita com critério, de modo a não privilegiar interesses particulares, bem como a não contrariar princípios éticos que possam comprometer a ação doutrinária da Instituição. Tal qual ocorre com o Estado Democrático do Direito, o dirigente maçônico deverá exercer sua função em perfeita consonância com o Contrato Social da Ordem, representado pela Constituição, leis e regulamentos, de forma a preservar a harmonia entre os jurisdicionados, tendo sempre presente o senso de conveniência e oportunidade. Romper com esses institutos seria quebrar um pacto de confiança.


IGUALDADE

Na Maçonaria, a idéia de igualdade tem uma relação direta com os direitos fundamentais do cidadão e com a dignidade da pessoa humana, tendo como escopo o sentido de justiça, em estreita cumplicidade com os cânones do humanismo.


FRATERNIDADE

Completando a trilogia, vem a fraternidade, um dos sentimentos mais nobre da humanidade, que, igualmente, merece ampliados estudos.  Não devemos confundir fraternidade com caridade, especialmente se esta foi praticada sob a expectativa de recompensa pessoal ou de expiação de culpa.  A caridade espontânea exprime um estado de espírito momentâneo, não menos nobre mas que se encerra com a prática do ato. De outro passo, a fraternidade tem características multifacetárias, de caráter permanente, abrangendo diversos aspectos da vida em sociedade. Uma palavra, um gesto, uma ação, a gratidão, o reconhecimento e o compartilhamento de idéias, dentre outras virtudes, são atos de fraternidade. O egoísmo, o individualismo e o personalismo são práticas que se contrapõem a este desiderato maior da Ordem Maçônica.


Fonte: http://180graus.brasilportais.com.br/maconaria/maconaria-conheca-o-lema-liberdade-igualdade-e-fraternidade-278264.html

Minuto Maçônico

A COBERTO - ESTAR A COBERTO

1º - Manutenção dos segredos maçônicos e da pureza de seus princípios. 
2º - Frase maçônica indicativa de que um irmão nada deve à Oficina a que pertence. 
3º - Diz-se que o Templo, uma reunião, um documento, etc., estão a coberto, para significar que estão em segurança bem guardados e livres de toda ingerência e olhar profano. 
4º - Individualmente, deve estar o maçom precavido contra toda e qualquer indiscrição sua, que venha a revelar o sigilo maçônico ou poluir seus princípios. 
5º - Nos trabalhos maçônicos, em todos os graus, o primeiro dever dos Vigilantes é assegurarem-se se o Templo se acha coberto e em segurança, tanto interior como exteriormente.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br