Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Presidentes da República Maçons


Presidentes do Brasil Maçons


Conselho Federal do GOB realiza Sessão histórica no Palácio do Lavradio no Rio de Janeiro


Na manhã de sexta-feira, dia 10 de junho de 2011, o Conselho Federal do GOB realizou uma sessão histórica no Templo Nobre do Palácio do Lavradio no Rio de Janeiro, presidida pelo Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira e contou com a presença de 26 (vinte e seis) Conselheiros, com o Grão-Mestre do Estado do Rio de Janeiro, Eminente Irmão Eduardo Gomes de Souza e diversas outras autoridades maçônicas.

.
.

Na abertura dos trabalhos o Presidente do Conselho Federal deu boas-vindas aos presentes e solicitou ao Poderoso Irmão Derval Costa, Decano do Conselho Federal, que evocasse uma prece ao Grande Arquiteto do Universo.
.
Após a aprovação da ata da sessão anterior o Sapientíssimo Mestre solicitou ao Eminente Irmão Ruy Ferreira Borges, vice-presidente do Conselho Federal, que procedesse a posse do Poderoso Irmão Edvaldo Ferreira da Silva como Conselheiro Federal.
.
.

O presidente da Comissão dos Normativos do GOB, Poderoso Irmão Lindemberg Castorino da Costa apresentou o relatório da Consolidação de Leis, Decretos, Atos, Portarias, Mensagens e Circulares do GOB, referente ao período de janeiro de 1930 até 1974.
.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Poderoso Irmão Raymundo Regner, apresentou um relatório dos trabalhos de revisão das Constituições Estaduais que visou adequá-las à Constituição do GOB, naquilo que esteja divergente.
.
O Conselho Federal, nesta sessão, analisou 27 (vinte e sete) processos de alteração e revisão de estatutos, 02 (dois) balanços do GOB dos meses de março e abril de 2011 e 3 (três) processos de Garante de Amizade.
.
.

Diversos Conselheiros usaram da palavra franqueada, sendo o que mereceu maior destaque foi o trabalho elaborado pelo Poderoso Irmão Duarte Pacheco, que dissertou acerca da vida de Ruy Cardoso de Mello Tucunduva, Conselheiro Federal recentemente falecido.
.
No encerramento da Sessão o Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira concedeu a palavra ao Grão-Mestre do Rio de Janeiro, que fez uma explanação acerca do Palácio do Lavradio e do trabalho que está fora realizado pelo GOB para a sua revitalização/restauração, e encerrou os trabalhos falando do momento histórico da realização desta sessão, agradeceu a presença de todos e desejou um Feliza retorno aos seus lares com as bençãos do Grande Arquiteto do Universo, extensivos a seus familiares, lembrou que a próxima reunião do Conselho Federal será no dia 05 de agosto de 2011, sexta-feira, às 14 horas.
.

(A:JA/R:JA)


Fonte: Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB.

O Maçom Consciente



Cuidado muito especial devem ter os Veneráveis-Mestres com a formação do Maçom do Grande Oriente do Brasil, para que cada um possa ser, no futuro, um verdadeiro Iniciado Maçom na mais alta acepção do termo, isto é, no sentido de quem ascendeu da categoria de homem comum à de benfeitor da sociedade.
.
E isso implica, principalmente, a compreensão da necessidade de união pétrea dentro da ordem e da unidade da Ordem; na visão da Maçonaria como organismo vivo que, embora perca, regularmente, suas células, está sempre a renová-las, constantemente trazendo para o âmbito de sua influência, novos “corações sensíveis ao bem”.
.
O esmerado estudo dos rituais, e a meditação profunda no que está expresso ou Implícito acerca do desenvolvimento do espírito e do engrandecimento da alma, a fonte da virtude, são os instrumentos essenciais do Iniciado que pretende atingir a excelência dessa condição, tão bem representada em nosso simbolismo.
.
Além de tudo, exija-se do Obreiro o perfeito conhecimento do sistema de leis do Grande Oriente do Brasil - a Constituição, o Regulamento Geral da Federação, as leis ordinárias em vigor, os atos normativos do seu funcionamento, etc. – de modo a que todo Maçom tenha plena consciência do seu papel, seus deveres e seus direitos perante a Potência federativa.
.
A fim de que surpresas e decepções sejam evitadas, o Maçom deve ter a noção exata dos seus direitos maçônicos, dos limites dos mandatários da Ordem, da autonomia das Lojas e dos Grandes Orientes Estaduais e do Distrito Federal, e da Soberania indiscutível do Governo Federal dentro da estrutura constitucional do Grande Oriente do Brasil.
.
Estamos sinceramente confiante de que os Veneráveis-Mestres empossados neste mês de junho de 2011, saberão honrar os compromissos assumidos com suas Lojas e com a Nobre Instituição e os juramentos perante o Grande Arquiteto do Universo, o Qual orienta a caminhada dos Maçons através dos séculos.
.
10.06.2011
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral



Fonte: www.gob.org.br