Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 9 de abril de 2010

No Meio da Tragédia




Há momento em que as forças da natureza, atuando mesmo segundo as leis que regem a evolução do planeta e as transformações que daí decorrem, ainda assim, parecem estar pactuadas com objetivo de impor sofrimentos à humanidade. É o que pessoas em desespero vítimas de catástrofes, podem conjeturar, esquecidas de que essas coisas ocorrem por determinação suspeitada, mas insondável.

Elementos naturais tem se associado nos últimos anos para exibir força insuperável – caso dos maremotos e deslizamentos, caso dos grande incêndios levados pelo vento, caso das ondas gigantescas formadas sobre o mar e dos furacões que levam sua fúria através de paises situados em seu caminho. A combinação de terra, água, ar e fogo e a energia que desata assustam com a dor que acarretam.

A cidade do Rio de Janeiro, como também Niterói e outras açoitadas nos últimos dias por temporais impiedosos, com centenas de vítima fatais e um sem número de feridos e desabrigados, deixam em nossos corações um sulco de tristeza e desalento, especialmente pela natureza de caráter, de amabilidade, de expressão constante de alegria que anima a população atingida pela desgraça.

Aos maçons cabe o dever de total solidariedade a esse povo de tão profundas raízes históricas na vida brasileira em aspectos culturais, políticos e também maçônicos. O iniciado maçom não pode esquecer o compromisso assumido de socorrer o necessitado em qualquer circunstancia, ainda que com prejuízo pessoal.

Assim como os maçons, depois dos sustos e do desconforto da Iniciação, ganham como prêmio uma nova vida, cheia de paz e harmonia e de satisfação por se sentir útil à humanidade, assim também almejamos para os atingidos por mais essa calamidade que a Graça do Grande Arquiteto do Universo eleve a novas alturas o bem-estar e a felicidade de cada um, fazendo – os em breve minimizarem os momentos de infortúnio que atravessam.

Brasília, 08.04..2010.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Capítulo Hipólito da Costa: Capítulo de Instrução no dia 10/04/2010


COMUNICADO



Por Ordem dos Principais E.E. Companheiros HALDONE LIRA FONSECA, WALDEMAR TITO MELO e ALMIR FERREIRA APOLUCENO, comunicamos ao amigo e Companheiro que o Capítulo de Exaltação programado para ser realizado no próximo dia 10 de abril (sábado), às 17 horas, no Templo da A.R.L.S. Lauro Sodré III, localizado na Av. Ceará, nº 754 - Canudos, neste Oriente, foi transformado para Capítulo de Instrução.


JOSÉ RIBAMAR SILVA LIMA

Escriba Esdras


Minuto Maçônico

PLANO DE TRABALHO

1º - Como se sabe, o ensino maçônico no simbolismo, comporta três degraus: 
2º - A Aprendizagem, durante a qual o Maçom procura alcançar um profundo conhecimento de si mesmo. 
3º - O Companheirismo, em que o Maçom empreende o conhecimento do mundo exterior e de suas atividades. 
4º - O Mestrado, isto é, o emprego dos conhecimentos adquiridos para contribuir ao bem comum, participando fraternalmente com a integração Universal. 
5º - Este é o plano de trabalho que deve ser organizado pelas Luzes da Oficina, plano que deve ser posto em ação de maneira razoável, gradativa e sábia.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br