Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Conselho Federal do GOB realiza Sessão e empossa novo Conselheiro


Na tarde de sexta-feira, dia 08 de abril de 2011, realizou-se a 309ª reunião do Conselho Federal do Grande Oriente do Brasil, presidida pelo Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira, contou com a presença de 22 (vinte e dois) Poderosos Irmãos Conselheiros e 5 (cinco) visitantes.

.

.

Na abertura dos trabalhos o Presidente do Conselho Federal deu boas-vindas aos presentes e solicitou ao Poderoso Irmão Mauro Alves Ferreira, Decano do Conselho Federal, que evocasse uma prece ao Grande Arquiteto do Universo.

.


.

Após a aprovação da ata da sessão anterior o Sapientíssimo Mestre deu posse ao Poderoso Irmão Carlos Frederico Zimmermann Neto como Conselheiro Federal.
.


O presidente da Comissão dos Normativos do GOB, Poderoso Irmão Lindemberg Castorino da Costa apresentou o relatório nº 5 da Consolidação de Leis, Decretos, Atos, Portarias, Mensagens e Circulares do GOB, referente ao período de janeiro de 1930 até 20 de agosto de 1973, contendo: 738 decretos, 1.640 atos, 2 portarias, 51 leis, 71 circulares e 1 mensagem, totalizando 2.503 (dois mil, quinhentos e três) expedientes, correspondendo a 2.185 páginas digitadas.
.


.

O Conselho Federal, nesta sessão, analisou 24 (vinte e quatro) processos de alteração e revisão de estatutos, 01 (um) balanço do GOB do mês de fevereiro de 2011, e 1 (um) processo de Garante de Amizade da Grande Loja Simbólica da Espanha junto ao GOB.
.

Foi eleito o Poderoso Irmão Raymundo Regner de Oliveira Filho como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o Poderoso Irmão Lindemberg Castorino da Costa como Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças e o Poderoso Irmão Hélio Moreira como Presidente da Comissão de Educação e Cultura.
.

.

No encerramento da Sessão o Sapientíssimo Ir:. Cláudio Roque Buono Ferreira agradeceu a presença de todos, desejando aos presentes FELIZ RETORNO AOS SEUS LARES COM AS BENÇÃOS DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, extensivos a seus familiares e lembrou que a próxima reunião do Conselho Federal será no dia 10 de junho de 2011, sexta-feira, às 14 horas.

.
(A:JA/R:JA)

Fonte: Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB.

Eleições pelo Brasil



Completa-se este mês nova missão atribuída aos Obreiros do Grande Oriente do Brasil, que a cumpriram com amplo sucesso, galhardia e profunda convicção da importância que representa para a Ordem a realização, em clima de fraternidade, de eleição para Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto dos Grandes Orientes Federados ao GOB e espalhados pelo território nacional.
.
A administração dos pleitos, organizada no âmbito desses Grandes Orientes Estaduais, e do Distrito Federal, obedeceu rigorosamente à legislação específica – o Código Eleitoral Maçônico – salvo algum caso isolado, já sob apreciação do Poder Judiciário, que saberá impor o respeito à justiça e ao império da lei.
.
Nas eleições maçônicas, ao contrário do que ocorre no mundo político, não se valoriza o espírito de competitividade e, se este se revelar, será sempre resultado da incapacidade do Maçom ainda imaturo de lutar contra as paixões, condição indispensável para o progresso na senda iniciática, isto é, na transformação da pedra bruta e sombria em pedra polida e resplandecente.
.
A ética maçônica, baseada na alta moralidade praticada na Ordem, impede que o acesso aos cargos de governo e administração existentes dentro da Ordem resulte em vantagem pessoal, direta ou não, para os Irmãos que eventualmente os ocupem; é certo que, historicamente, em ocasiões fortuitas, os princípios maçônicos têm sido traídos, casos excepcionais que a própria História registra com a natural repulsa.
.
O componente de sacrifício que em geral envolve o exercício de cargo maçônico, em matéria de tempo e pecúnia sem retorno, é elemento que desperta a admiração e a solidariedade do autêntico iniciado maçom e instiga a desconfiança e o ódio dos nossos inimigos, que sempre houve, e ainda os há, próximos ou distantes.
.
Com novos governantes eleitos ou com as novas idéias dos reeleitos, gozando todos de plena adesão dos corações puros e independentes do resultado das urnas, os Grandes Orientes federados ao Grande Oriente do Brasil iniciam brevemente, em junho, outro período do bom combate em prol da fraternidade humana, com o apoio decidido da potência nacional, sempre atenta aos grandes problemas da Pátria e a Humanidade.
.
12/04/2011
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral


Fonte: www.gob.org.br