Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Maçonaria na Revista Super Interessante

No O Malhete, sob o título acima.


A edição de Dezembro/2009 da Revista Super Interessante, traz uma reportagem especial sobre "A Verdade Sobre a Força da Maçonaria".

A matéria trata do novo best seller do autor Dan Brown, "O Símbolo Perdido", e ainda, as influências dos Irmãos no decorrer dos séculos.


Confira a reportagem na íntegra: Clique em sante-dezembro-de-2009.pdf e aguarde download.

Genitor do Ir. Luiz Buainain passa para o Oriente Eterno



É com grande pesar que registramos a passagem para o Oriente Eterno no dia 11/12/09, do estimado senhor Pedro Luiz Buainain, genitor do nosso amado Irmão MM Luiz Martins Buainain, Oficial 2º Vigilante desta augusta Loja.

Os Obreiros da ARLS "Duque de Caxias IX" se unem a consternação deixada pela ausência física do senhor Pedro Buainain, apresentando os pêsames à familia enlutada.

Grande Oriente do Brasil entra em férias coletivas



O Grande Oriente do Brasil informa que suas atividades estarão suspensas durante os feriados de Natal, Ano Novo e no início do ano de 2010. As férias coletivas começam no dia 18.12.2009 e vão até o dia 20.01.2010.

Neste intervalo de tempo, Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e leitores do Portal podem entrar em contato com esta Grande Secretaria Geral pelo e-mail marketing@gob.org.br ou acessar o interior do site e entrar em contato com as outras repartições também por e-mail.

O Grão-Mestrado Geral e o Grande Secretariado Geral desejam a todos felicidades no Natal e que o Grande Arquiteto do Universo abençoe o ano novo!


(A:J/R:JA)

Fonte: Assessoria de Comunicação do GOB
Sec:. Geral de Comunicação e Informática

Nosso Natal

Mensagem do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva


Nestes dias em que se vive a expectativa de mais um Natal, com a alegre preparação de comemorações do Advento daquele que veio, há dois mil anos, com a missão de salvar a humanidade, dirijo-me a jurisdição do Grande Oriente do Brasil para associar-me à corrente de esperança por dias melhores para o Brasil e o mundo.

E também gostaria formular os melhores votos de felicidades aos maçons brasileiros de todas as obediências, a seus familiares e pessoas queridas nas festividades do excepcional momento da cristandade.

O caráter iniciático da Maçonaria absorve, no seio da sublime ordem, todos os mistérios das grandes religiões, para nós esclarecidos através dos símbolos que cultivamos e que ajudam a compreender a realidade do universo, solução arquitetural do Grande Ser que nos criou e protege.    

O grande mistério do nascimento do Cristo, da descida da Divindade entre os seres humanos e nos seres humanos para salvá-los e guiá-los à vida celestial não é estranho à Maçonaria, cuja primeira característica essencial é justamente a Iniciação, promessa de uma vida dedicada ao serviço, ao amor fraternal, à solidariedade.

A fraternidade humana, ou amor ao próximo, é o sustentáculo da Maçonaria. É o princípio, o meio e o fim da Nobre Arte. Nada diferente dos ensinamentos do Avatar. Esses ensinamentos são a força agregadora que sustenta nossa Ordem através dos séculos, resistindo com sacrifícios e vitórias às vicissitudes naturais de sua presença no mundo.

E, além disso, superando com galhardia as eventuais diferenças internas de opinião, todas surgidas do empenho dos Maçons de servirem cada vez melhor ao gênero humano difundido pela superfície da terra.

Celebramos o Natal com o coração jubiloso, com o ânimo disposto a expandir as virtudes maçônicas para todos os seres, com a certeza de que todos os Irmãos dedicam-se em oferecer o que de melhor possuem em matéria de inteligência, altruísmo e solidariedade humana para o objetivo da nossa sublime instituição.

Aproveito a oportunidade do Natal para agradecer os esforços dos respeitáveis Irmãos, desde o mais moderno aprendiz aos mais altos dignitários da Ordem pelo fortalecimento do Grande Oriente do Brasil.

Especialmente agradeço aos meus altos pares no governo do GOB, pelo elevado espírito de união que conseguimos imprimir no cumprimento de nossa missão, refletindo essa pura energia aos nossos queridos Iniciados Maçons.

Aos eminentes Grão-Mestres dos Estados e do Distrito Federal, meu reconhecimento à seriedade com que desempenham suas altas responsabilidades nas respectivas áreas de atuação, sem esquecer os deveres de lealdade para com os Irmãos em geral e para com o Poder Central que os ampara e lhes dá força.

Desejo levar uma palavra de saudação e reconhecimento às Potências com que o Grande Oriente do Brasil mantém tratados de amizade, sejam internas ou de além fronteiras augurando-lhes, felicidade neste Natal de 2009. E que o Novo Ano de 2010 venha a preencher, com a sempre presente fraternidade maçônica, todos os anseios de perfeição em nosso trabalho comum.

Devo ainda uma saudação de agradecimento e de carinho à Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, liderada com sabedoria por um grupo de cunhadas que têm contribuído para a elevação do nome da Maçonaria em nosso País.

Formulo votos de feliz Natal para os jovens dedicados ao trabalho da Ação Paramaçônica Juvenil e aos seus atentos dirigentes, almejando-lhes que a alegria e o fervor maçônico fortaleçam sempre o entusiasmo que têm demonstrado, no labor cotidiano, esses que são futuro que se espera da Maçonaria.

Aos dedicados servidores profissionais do GOB, o apoio material que não falta em todas as ocasiões às missões atribuídas aos Irmãos do Poder Central, meus sinceros agradecimentos e meus votos de plena felicidade junto aos seus familiares, na misteriosa Noite de Natal que se aproxima.

Que o espírito do Natal sirva, durante a caminhada do Novo Ano, de argamassa com que se liguem a harmonia, a paz e a concórdia em busca da realização dos sagrados princípios da Maçonaria e do seu objetivo mais alto de tornar feliz a humanidade.

16.12.2009

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

LIVRE E DE BONS COSTUMES

1º - Para que um candidato seja admitido à iniciação, a Maçonaria exige que ele seja “livre e de bons costumes”. 
2º - Existindo os servos, durante a Idade Média, todas as corporações exigiam que o candidato a aprendiz para qualquer Ofício tivesse “nascido livre”, visto que, como servo ou escravo, ele não era dono de si mesmo. 
3º - De bons costumes por ter orientado sua vida para aquilo que é mais justo, mais elevado e perfeito. 
4º - Estas duas condições tornam o homem qualificado para ser maçom e com reais possibilidade de desenvolver-se a fim de tornar-se um ser prefeito. 
5º - Verdadeiro Maçom é: "Livre dos preconceitos e dos erros, dos vícios e das paixões que embrutecem o homem e fazem dele um escravo da fatalidade".


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br