Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Grande Oriente do Brasil lança projeto Acorda Brasil

No dia 16 de novembro, o Grande Oriente do Brasil, no auditório Álvaro Palmeira, lançou o projeto Acorda Brasil e empossou o Irmão Flávio Anibal Ramazzini, como o Assessor Especial para o movimento nacional pela educação, resgate da cidadania do povo brasileiro.


Estiveram presentes a mesa, o Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva, o Senador Cristovão Buarque, o Irmão Flávio ramazzini, a Presidente da Fraternidade Feminina, Cunhada Lígia Castro da Silva e o reprentante do Rotary Club do Brasil, Ronaldo de Campos Carneiro. Também estiveram presentes Irmãos, Cunhadas, Apejotistas e DeMolays entre os convidados.

Na oportunidade o Soberano irmão empossou o Irmão Flávio Ramazzini para o cargo de Assessor Especial para o Movimento Nacional pela Educação, resgate da cidadania do povo brasileiro. O Eminente Irmão Miranda, fez a leitura do Decreto nº 1146, de 07 de outubro de 2009.


O Irmão Ramazzini, em sua apresentação falou das grandes conquistas da maçonaria brasileira, como a proclamação da independência do Brasil, da abolição da escravatura, e da proclamação da republica. E com este projeto, visa entrar mais uma vez no cenário nacional para mudar o rumo educacional do Brasil.


O programa tem como objetivo, apresentar o programa do movimento nacional pela educação para uma melhor compreensão do seu conteúdo e da metodologia adotadas para o seu desenvolvimento. O Irmão fez uma síntese da evolução da educação, seus entraves e seus progressos ao longo de 5 séculos. Diagnosticou os problemas e apresentou soluções.


Na seqüência, o Senador Cristóvão Buarque, em suas palavras enalteceu a força do Grande Oriente do Brasil e falou historicamente sobre a democracia que ainda não está concluída no Brasil por causa das grandes disparidades que ainda há. No final houve um coquetel com os presentes.

(A:JA/R:JA)

Assessoria de Comunicação
Sec:. Geral de Comunicação e Informática

Fonte: www.gob.org.br

Maçonaria




A Maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropiajustiça socialaclassismo,humanidade, os princípios da liberdadedemocracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciáticafilosóficafilantrópica e educativa. Os Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por Oficinas, Ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
Sendo uma associação iniciática, utiliza diversos símbolos, dos quais apenas alguns são geralmente conhecidos.
Cada Loja Maçônica é composta pelo Venerável Mestre (ou Presidente), que preside e orienta as Sessões, pelo Primeiro Vigilante, que conduz os Trabalhos e trata da organização e disciplina em geral e pelo Segundo Vigilante, que instrui os Aprendizes. O Orador, que sumariza os Trabalhos e reúne as conclusões é coadjuvado pelo Secretário, que redige as atas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a Loja e a Obediência e junto com o Venerável Mestre. O Mestre de Cerimônias, que introduz os Irmãos na Loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Expertonas cerimônias de iniciação, o Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da Loja e vela pela sua organização financeira, e por fim o Guarda do Templo (que em alguns Ritos e lojas é só externo noutros é externo e interno e ainda em outros ambos são ocupados por Irmãos diferentes) e que vela pela entrada do Templo são outros Oficiais igualmente importantes. Os cargos do Venerável Mestre ao Secretário são chamados as Luzes da Oficina.


Os Ritos compostos por procedimentos ritualísticos, são métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimónias maçônicas. 

Entre os principais, praticados no Brasil, destacam-se:

Perguntas e Respostas da Maçonaria



OS LANDMARKS E OS MANDAMENTOS

O QUE SE ENTENDE POR LANDMARKS?
Os landmarks são considerados como as mais antigas leis que regem a maçonaria universal, caracterizando-se por sua antiguidade.

QUAL A DURAÇÃO DOS LANDMARKS?
São eternos e imutáveis. Enquanto a maçonaria existir os landmarks serão os mesmos, como o eram há séculos.

QUANTOS SÃO OS LANDMARKS?
São vinte e cinco e foram colecionados pelo irmão A. Mackey.

QUAL O PRIMEIRO LANDMARK DA MAÇONARIA?
Crer no Grande Arquiteto do Universo.

POR QUE O SIGILO É UM DOS PRINCIPAIS LINDEIROS MAÇÔNICOS?
Porque os métodos de reconhecimento e identificação e os trabalhos maçônicos devem ser sigilosos. Trata-se de regra que resulta mais dos ensinamentos bíblicos e do culto da modéstia e da humildade, do que do receio de indiscrições profanas.

O QUE SÃO REGRAS GERAIS?
São certas normas tradicionais ainda conservadas nos Regulamentos Maçônicos, quer como complemento dos Landmarks, quer como corolário da própria doutrina maçônica.

CONHEÇA CINCO MANDAMENTOS DA MAÇONARIA UNIVERSAL.
a) adora o Grande Arquiteto do Universo que é Deus;
b) faze o bem pelo próprio bem;
c) ama o teu próximo como a ti mesmo;
d) não faças o mal, embora não esperes o bem;
e) faze do teu corpo um templo, do teu coração um altar e do teu espirito um apóstolo do amor, da verdade e da justiça.

NO QUE CONSISTEM AS BOAS OBRAS?
No verdadeiro culto que se pode tributar ao Grande Arquiteto do Universo que é Deus.


A MAÇONARIA SIMBÓLICA

COMO SE DIVIDE A MAÇONARIA SIMBÓLICA?
A Maçonaria Simbólica se divide nos três primeiros graus universalmente reconhecidos e adotados, APRENDIZ, COMAPNHEIRO E MESTRE.

O QUE É UMA LOJA SIMBÓLICA?
É uma entidade jurídica que congrega um numero ilimitado de Maçons, com um mínimo de sete Mestres, sujeita a leis e regulamentos da sua Potência e aos princípios da Maçonaria Universal.

EM QUANTAS CATEGORIAS DIVIDEM-SE AS LOJAS SIMBÓLICAS?
Em três categorias. Constituídas, provisórias e ocasionais.

O QUE SE SABE SOBRE A MAÇONARIA SIMBÓLICA?
Embora a Maçonaria de qualquer grau se inspire em alegorismo e simbologia, os Maçons separam a Maçonaria Simbólica da Maçonaria de Perfeição e da Maçonaria Filosófica.

O QUE CONSTITUI A MAÇONARIA SIMBÓLICA?
Constitui a Maçonaria básica, essencial e fundamental, só abrangendo os três primeiros graus.

TODO MAÇOM TEM QUE PERTENCER A UMA LOJA SIMBÓLICA?
Sim, todo Maçom, mesmo do grau máximo de qualquer rito, tem de pertencer a uma Loja Simbólica.

O QUE OCORRERÁ SE ELE NÃO PERTENCER A UMA LOJA SIMBÓLICA?
Será considerado irregular e perderá até o direito de freqüentar as reuniões de seu próprio grau.



CONTINUA ...


Fonte: templomaconico.blogspot.com

Minuto Maçônico

ARTE REAL

1º - Uma das antigas definições da franco-maçonaria, por se exercer ali a arte superior: a de conhecer e realizar o Eu. 
2º - Hoje diz-se arte real o trabalho maçônico, sem distinção alguma, e isso cria muitas dificuldades em conceituar o trabalho da fraternidade. 
3º - O maçom conscientizado é aquele que esta sempre alerta e não perde a oportunidade de trabalhar na obra da arquitetura espiritual. 
4º - A realeza aqui, significa "nobreza" no sentido espiritual, que em última analise é o início da construção do templo interno. 
5º - A "arte real" propõe a cada maçom, o trabalho constante, a fim de possa concluir o trabalho espiritual, atingindo a perfeição.

       
Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br