Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Convocação para a Sessão Ritualística desta quinta-feira, dia 20/05/2010


CONVOCAÇÃO



Por Ordem do Venerável Mestre, Irm. M.I. AMARILDO ANDRÉ DE ARAÚJO, ficam os estimados IIIrm. do Quadro de Obreiros convocados a comparecer nesta quinta-feira, dia 20 de maio corrente, às 19h30, em nosso Templo para mais uma Sessão Ritualística.

Ordem do Dia: Palestra sobre "Particularidades do Rito de York (Inglês, Americano  e Outros Ritos)", a ser ministrada pelo valoroso Obreiro, Irm. M.I.  ANTONIO NUNO PEREIRA DE VILHENA, poderoso Secretário Estadual de Educação e Cultura/G.O.E.PA.


Contamos com a presença de todos!!!



JOSÉ RIBAMAR SILVA LIMA

Secretário

Origem do Rito de Emulação



Em 27/04/1874, a “Grand Lodge of Wisconsin”, reconheceu o Grande Oriente dos Beneditinos, quer dizer, o Grande Oriente Unido do Brasil, por uma comunicação epistolar.

Em Dez/1881, assinou-se um tratado entre o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja Unida da Inglaterra, por intermédio político do maçom brasileiro, contra-almirante Arthur Silveira da Motta, depois Barão de Jaceguai, para a instalação de Lojas Inglesas no Brasil sob a tutela do G.O.B.

Em 18/01/1883, o Grande Oriente dos Beneditinos funde-se com o G.O.B., vindo junto com ele as duas únicas Lojas no Brasil do “Rito de York” (aquele praticado na América do Norte) a “Washington Lodge”, recebendo o número 309 no Registro Geral das Lojas; apesar disso, foi considerada, posteriormente, quando da fundação do Grande Capítulo do Rito de York do G.O.B., como a Loja nª 1 do Rito; e a Loja “Lessing”, recebendo o número 395. Estas duas Lojas abateram colunas no final do século XIX.

Em 22/12/1891, O G.O.B. funda no Brasil a Primeira Loja verdadeiramente de origem inglesa a praticar o Ritual de Emulação, a Loja “Eureka nª 440”, RJ, seguindo-se a esta as Lojas; “Duke of Clarence nª 443” em 10/10/1892 (BA); “Morro Velho Lodge nª 648”, em 20 de março de 1899 em Nova Lima (MG); “Lodge Of Unity nª 792”, em 22/09/1902 em São Paulo (SP); “St. George’s Lodge nª 817” em 30/07/1904, em Recife (PE); “Lodge Of Wanderers nª 856”, em 5/09/1907 em Santos (SP); “Edward VII Lodge nª 903” em 10/11/1911 em Belém do Pará.

Estas Lojas trabalhavam pelo Ritual Inglês, todas na língua inglesa, eram muito seletivas e se mantinham à margem das demais Lojas Brasileiras, por isto, e inadvertidamente diziam os brasileiros que elas praticavam o “Rito de York”. Os ingleses não tratavam a cerimônia como Rito de York, mas faziam vistas grossas, como forma de adquirir apoio do G.O.B. a quem eram subordinados. A grande verdade mesmo, é que na época, os brasileiros não davam a mínima importância para o “Trabalho de Emulação” ou para qualquer rito que não fosse o REAA. Postura esta da maioria absoluta dos Maçons Brasileiros, que perdurou até bem pouco tempo de maneira acentuada.

Na Constituição do G.O.B. de 24/02/1907, em seu art.63, reconhece a ortodoxia RITO de YORK para as cerimônias praticadas tanto pelos americanos como pelos ingleses. Agora sim, o G.O.B. institucionalizou o erro e o ratificou no decreto abaixo.

CONTINUA ...


Irm. M.I. DENIS TAFARELLO, ARLS "União e Lealdade" Nº 547 - GLESP, Or. de Osasco/SP.


Fonte: www.palavramaconica.com.br

Transmissão ao vivo da Cerimônia comemorativa dos 75 anos da Loja Mãe Unida


Hoje, a partir das 19 horas no Templo Nobre do Poder Central, será realizada uma Cerimônia comemorativa do tratado dos 75 anos da Grande Loja Mãe Unida, em solo brasileiro. O portal do GOB transmitirá ao vivo.

Após a Cerimônia será servido um jantar no Espaço Cultural Jorge Nassif Salomão.


Para assistir, clique aqui..

(A:ER/R:JA)


Fonte: Assessoria de Comunicação, da Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB.

Suprema Congregação do GOB ouve desabafo da cunhada Lígia Castro da Silva e do Soberano Grão-Mestre Marcos José da Silva


No Blog Irmão O Malhete


A Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil ouviu, atônita, as manifestações, em tom de desabafo emocionado, da Presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiros do Sul, cunhada Lígia Castro da Silva (Clique aqui e veja o vídeo emocionada), e do Soberano Grão-Mestre Geral Ir.'. Marcos José da Silva que esclareceu fatos inerentes aos Rituais do Grande Oriente do Brasil . (Clique aqui e veja o vídeo).

Maçons em Guarda




Desde ontem, está reunida, em Brasília, a Suprema Congregação da Federação, que é o órgão consultivo de mais alto nível do Grande Oriente do Brasil e que todos os anos se reúne com o objetivo de examinar e avaliar a atividade do GOB durante o ano anterior e estabelecer a linha de trabalho de mais um período, sintetizada na Carta de Brasília, que se edita na ocasião.
.
Este ano, a Suprema Congregação coincide com a celebração dos 75 anos do Tratado existente entre o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja Unida da Inglaterra; com o início da efervescência política no Brasil, às véspera de uma campanha eleitoral que se pressagia de elevado nível de tensão, afora problemas internos merecedores, certamente, das atenções mais cuidadosas do colegiado.

O significado da assinatura de um Tratado, tanto do ponto de vista do GOB quanto ao pensamento tradicional da Grande Loja Unida, tem algo de sagrado, porque é a manifestação de propósito inabalável de duas potências maçônicas, compromisso que será honrado sem quaisquer tergiversações, muito impróprias dos homens de bem que impuseram seus nomes.
.
Quanto ao ambiente político que aos poucos vem dominando a sociedade brasileira, desatando as paixões, trazendo a primeiro plano as mais controvertidas questões eleitorais, isso não é a primeira vez que temos de enfrentar no Estado de Direito. Consideramos, entretanto, que as características da atual campanha, provavelmente com o radical enfrentamento de dois grandes blocos de candidatos, exige que cada Maçom, embora livre para se posicionar onde melhor se acomode, tem de honrar os princípios maçônicos, salvaguardando a posição de imparcialidade da Ordem.
.
No que se refere aos problemas internos da Sublime Instituição, os membros da Suprema Congregação, como ocorre a cada ano, estão em perfeitas condições de atender a todos, dando as soluções mais sensatas. A Maçonaria é um organismo vivo, que evolui, desenvolve-se, mas repele modismos e novidades de origem profana que tentam  abater a dignidade dos Maçons.

Já na solenidade de abertura da Suprema Congregação, fatos gravíssimos foram denunciados pela cunhada Lígia de Castro da Silva, Presidente Nacional da Frafem, e confirmados pelo Soberano Grão-Mestre Geral, Irmão Marcos José da Silva, envolvendo práticas delituosas visando à desestruturação do GOB através de ataques caluniosos contra Dignitários da Ordem, especialmente o Grão-Mestre Geral.

Recorrendo a um ritual do Grande Oriente do Brasil, podemos dizer que os maçons sempre empunharão a espada com a mão direita quando se trata de defender a Maçonaria “agravada por qualquer defecção interna ou ameaça exterior.” 
.
14.05.2010
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

O PAINEL

1º - Chama-se painel a um quadro de pano, oleado, etc., no qual são pintadas, gravadas ou bordadas, etc., as figuras que servem para a instrução maçônica, e que é exposto depois de aberta a sessão e fechado ao serem encerrados os trabalhos. 
2º - Os ingleses chamam-no de "Tracing Board", isto é, "Tábua de Delinear", reminiscência da Maçonaria Operativa simbolizando a "prancheta" sobre a qual o "Mestre traçava linhas e delineava desenhos". 
3º - Nas Lojas primitivas, o cobridor desenhava sobre o soalho do local da reunião um paralelogramo e dentro dele alguns símbolos maçônicos, que, depois da iniciação, o candidato devia apagar com balde e esfregão. 
4º - Posteriormente, algumas Lojas aboliram este método, adotando objetos de metal, representando os símbolos, que colocavam no soalho e sobre os quais eram feitas as instruções simbólicas e morais. 
5º - Finalmente, o pintor John Harris, em 1820, desenhou os painéis geralmente adotados pelas Lojas. Nunca houve qualquer regulamentação a respeito de tais desenhos e por isso existem variações, todas, porém, baseadas no simbolismo original.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br