Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Convocação para Sessão Ritualística desta quinta-feira, dia 06/05/2010


CONVOCAÇÃO



Por Ordem do Venerável Mestre, Irm. MI AMARILDO ANDRÉ DE ARAÚJO, ficam os estimados IIIrm. do Quadro de Obreiros convocados a comparecer nesta quinta-feira, dia 06 de maio corrente, às 19h30, em nosso Templo para mais uma Sessão Ritualística.

Ordem do Dia: Palestra sobre a Estrutura do G.O.B. e do G.O.E.PA, a ser ministrada pelo Obreiro, Irm. MI  ANTONIO NUNO PEREIRA DE VILHENA, poderoso Secretário Estadual de Educação e Cultura do G.O.E.PA.


Contamos com a presença de todos!!!



JOSÉ RIBAMAR SILVA LIMA

Secretário

Super Baile em Homenagem às Mães do GOEPA



Os valorosos Obreiros desta ARLS "Duque de Caxias IX" prestigiarão o evento organizado pelo Núcleo Escocês do Grande Oriente do Estado do Pará.

Origem do Rito de Emulação



Em 1827 o G.M. juntamente com um conselho de MM.II., em apenas quatro reuniões, aprovaram a Cerimônia de Instalação Inglesa que perdura até hoje.

A França e os EUA não adotaram as mudanças ritualísticas processadas pelos ingleses, assim os americanos permaneceram sem se adaptarem às mudanças inglesas, inclusive acrescentando outras. Portanto, já haviam criado uma estrutura ritualística diferente com um subseqüente caminho para um corpo filosófico próprio, gerando um formato para o então “Rito de York” nos EUA que assim ficou batizado e até hoje assim permanece. Devemos aqui ter o máximo cuidado em compararmos.

A FRANCO MAÇONARIA CAPITULAR é praticada por mais de 200 anos, tendo grande significado moral, beleza e forjada na mais pura Tradição Maçônica.

Ao ser Avançado ao Grau de Mestre de Marca, Grau este que não é conhecido por números mas por nome, você estará resgatando algumas das tradições operativas mais singelas e tocantes dos pedreiros livres da Idade Média, autenticando sua Marca numa identificação que carregará consigo por toda a vida, exatamente como faziam nossos antepassados. Dentro do Grau da Marca existe o Grau de Nautas que é o final desta linha maçônica.

A Ordem do Santo Real Arco de Jerusalém, oriundo deste Rito, não é filosofismo, é a mais pura maçonaria simbólica, pois completa o Grau de Mestre (3ª Grau) e em hipótese alguma se pode dizer que é um quarto Grau. Ao ser Exaltado Maçom do Real Arco, você terá, finalmente, plena consciência do que significa ser Mestre Maçom, ao ver concluída a Lenda de Hiram. O Real Arco traz, a Maçons de todos os Ritos, uma nova compreensão do Simbolismo e nos leva a pensar, comparar e entender, elevando cada um de nós a uma dimensão inteiramente nova.

Ao ser armado Cavaleiro de um Priorato da Ordem Unida Militar e Maçônica do Templo de São João de Jerusalém, Palestina Rodes e Malta, você entra na mais pura maçonaria primitiva, quando os Cavaleiros Templários se misturaram com os Maçons Operativos, unificando filosofia e ciência – é uma ordem estritamente cristã.


CAPÍTULO II – O Rito de Emulação no Brasil

28/06/1837, a Grande Loja Unida da Inglaterra instala em território brasileiro a “Orphan Lodge-616” RJ, que já havia sido fundada em 1833. Em seguida, instala a “St. John’s Lodge-703” RJ em 1842, fundada em 1839, e a “Southern Cross Lodge-970” PE em 1856. As primeiras a adotarem o Ritual Inglês no Brasil e todas elas filiadas à Inglaterra e de língua Inglesa, pois não havia tratado de amizade, de reconhecimento ou qualquer coisa que o equivalha, porém vieram a abater colunas em 1844 - Orfhan, 1862-St. John’s e 1873-Southern Cross.


CONTINUA ...


Irm. M.I. DENIS TAFARELLO, ARLS "União e Lealdade" Nº 547 - GLESP, Or. de Osasco/SP.


Fonte: www.palavramaconica.com.br

Texto principal é aprovado, mas discussão de destaques prossegue hoje (05)



No sítio eletrônico do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Com 388 votos, o substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo, da Ficha Limpa, foi aprovado na noite desta desta terça-feira. Apenas um deputado, Marcelo Melo, votou contra a proposta, por engano, na hora de digitar o voto, de acordo com o presidente da Casa Michel Temer. O próximo passo, acordado entre os líderes partidários, será a votação dos doze destaques apresentados ao texto, na sessão de hoje. 

O presidente da Câmara, Michel Temer, definiu a aprovação do projeto como uma demonstração de que "sem um Congresso forte e soberano não há democracia, principalmente quando se trata de um Congresso sensível como o atual."

 Já o MCCE, aguarda a finalização da tramitação na Câmara dos Deputados. Por enquanto, a direção do movimento é favorável ao texto elaborado por José Eduardo Cardozo. Pontos importantes como o que trata de efeito suspensivo para condenações, foi inclusive discutido com membros do MCCE, antes da apresentação da matéria na Comissão de Constitutição e Justiça (CCJ).

O texto original foi proposto pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em setembro de 2009 e recebeu 1, 6 milhão de assinaturas de apoio, coletadas em todo o país. Ontem, a entidade Avaaz, parceira do MCCE, entregou mais 2 milhões de assinaturas coletadas no site da instituição (www.avaaz.org.)

Minuto Maçônico


 AS CORES

1º - Em Maçonaria, o simbolismo das cores tem importância extraordinária, pois figuram na maior parte das decorações, graus e símbolos, aos quais dão um significado análogo ao que possuíam nos antigos Mistérios. 
2º - Sem estudar o simbolismo das cores, um Maçom jamais poderá compreender o seu significado nas faixas, nos aventais e nos colares multicores, principalmente nos dos Altos Graus. 
3º - Segundo os ritos e graus, as cores se deslizam, combinam e explicam de vários modos e no fundo de tudo isto a Maçonaria costuma afirmar que as cores se combinam por três, cinco, sete e nove. 
4º - Nem todas as cores tem a importância e o extenso simbolismo do amarelo, do azul, do branco, do preto, do verde e do vermelho, que merecem estudo especial. 
5º - É preciso reconhecer, na verdade, que as manipulações sucessivas dos rituais fizeram perder de vista o interesse e o seu valor iniciático.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br