Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Poderoso Secretário Estadual de Orientação Ritualística Aniversaria


A Administração e os Obreiros desta Oficina parabenizam o ilustre Secretário Estadual de Orientação Ritualística, Poderoso Irmão João Batista de Araújo Neto, pela passagem do seu natalício nesta quinta-feira, dia 19 de novembro corrente.

Eminente Grão-Mestre Estadual Visita Portugal


Grão-Mestre Estadual, Eminente Irmão Waldemar Alberto Chaves Coelho, e sua comitiva em pose para fotografias, durante a sua última viagem de visitação maçônica a Portugal.

19 de Novembro - Dia da Bandeira




O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do Decreto Lei Nº 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Essas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Esse lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de Governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do Governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D. Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo, essa informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.


Curiosidades sobre a bandeira brasileira

Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer. 

Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro. 
Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.


Hino à Bandeira

Salve lindo pendão da esperança! 
Salve símbolo augusto da paz! 
Tua nobre presença à lembrança 
A grandeza da Pátria nos traz. 
Recebe o afeto que se encerra 
em nosso peito varonil, 
Querido símbolo da terra, 
Da amada terra do Brasil! 
Em teu seio formoso retratas 
Este céu de puríssimo azul, 
A verdura sem par destas matas, 
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. 
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito varonil, 
Querido símbolo da terra, 
Da amada terra do Brasil! 
Contemplando o teu vulto sagrado, 
Compreendemos o nosso dever, 
E o Brasil por seus filhos amados, 
poderoso e feliz há de ser! 
Recebe o afeto que se encerra 
Em nosso peito varonil, 
Querido símbolo da terra, 
Da amada terra do Brasil! 
Sobre a imensa Nação Brasileira, 
Nos momentos de festa ou de dor, 
Paira sempre sagrada bandeira 
Pavilhão da justiça e do amor! 
Recebe o afeto que se encerra 
Em nosso peito varonil, 
Querido símbolo da terra, 
Da amada terra do Brasil!

 

Clique na imagem para ampliar

Minuto Maçônico

A LUZ

1º - A luz é o elemento dissipador das trevas; onde houver luz, os caminhos serão claros e iluminados. É sinônimo de verdade, sabedoria, liberdade, conhecimento e redenção. 
2º - Em todas as "Escrituras" é a luz considerada uma manifestação da Divindade e de sua vida, que "é a luz dos homens". 
3º - A maçonaria tem também a luz por símbolo da Divindade, e emblema do conhecimento, em suas várias nuances. 
4º - Quando o candidato ingressa no templo e é iniciado, recebe a luz e isso significa que os mistérios lhe serão revelados. 
5º - O maçom deve andar constantemente iluminado, o que equivale a andar na luz. Seus atos, gestos e pensamentos devem ser sempre coerentes com a Divina Luz. 
 
       
Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: cavaleirosdaluz18.com.br