Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Colabore com a Campanha Ficha Limpa: Imprima seu Adesivo



Quer dar visibilidade ao seu apoio à Campanha Ficha Limpa? Neste site, os interessados/as podem baixar o arquivo do adesivo da iniciativa. O PLP 518/09 está no Congresso Nacional há mais de 2 meses e precisa da sua colaboração para que entre na pauta de tramitação da casa. Divulgue seu apoio e ajude a convencer os parlamentares sobre a importância dessa iniciativa.


Clique nas imagens e baixe o arquivo de sua preferência:





Hierarquia e Disciplina



O Grão-Mestre Marcos José da Silva, do Grande Oriente do Brasil, enviou mensagem aos Maçons, com o seguinte texto:
.
A Maçonaria é uma instituição, antes de tudo essencialmente iniciática, formada por homens que têm a alma propensa à prática do bem, sem o que ficam terminantemente impedidos de ingressarem nos mistérios da Ordem.

Entretanto, outras características também classificadas de essenciais estão inscritas no art. 1º na constituição do Grande Oriente do Brasil, e cujo amparo objetivo exige a presença de uma hierarquia apoiada num sistema de disciplina voluntária, superior, portanto, à disciplina compulsória de outras instituições, como exemplo as de cunho profissional - militares clericais, etc. 

O governo da Sublime Instituição por uma hierarquia escolhida democraticamente entre homens livres e de bons costumes, ungidos pela cerimônia da Iniciação e ligados por solenes juramentos que obrigam à defesa mútua até com cruento sacrifício, tem garantido à Ordem vencer, século após século, todos os ataques, abertos ou solertes, dos inconformados com o processo maçônico de aperfeiçoamento humano.

Nos dias atuais, quando as sociedades se vêem consumidas por vícios de toda natureza - violência, corrupção, exacerbação das aberrações sexuais - cabe à Maçonaria dar exemplo de correção moral e união fraterna, mas também de respeito à hierarquia e submissão à disciplina livremente consentida.

Cumpre observar na atividade da Arte Real o princípio da autoridade – no caso, outorgada diretamente pelo povo maçônico ao governo da Ordem - e as disposições legais, desde as mais antigas - os landemarques - que sustentam a nossa estrutura jurídica. Aí estão a Constituição, o Regulamento Geral da Federação, o Código Eleitoral, a Lei Penal e demais instrumentos que cobram conduta responsável dos maçons dentro e fora das Lojas, até por meio coercitivo.

Sem a firme e sincera vontade de vencer as paixões e render-se aos preceitos e à Lei Maçônica, parca contribuição poderá o Iniciado emprestar aos esforços da Maçonaria para mudar o ambiente hostil em que se encontra a humanidade, atormentada por guerras, terrorismos, torturas, corrupção e competitividade desenfreada.

Os irmãos do Grande Oriente do Brasil, fiéis aos princípios que presidem os destinos da Instituição, certamente saberão conduzir-se com equilíbrio e fraternidade, sempre vigilantes do seu compromisso de Iniciado e evitando por todos os meios dar prejuízo à Ordem e ao mundo.   

Brasília, 16.04.2010.
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

G (LETRA)

1º - Sétima letra do alfabeto, desempenha papel muito importante no simbolismo maçônico.
2º - Colocada entre os braços de um Compasso, entrelaçados com os de um Esquadro, a letra G constitui o emblema ordinário dos Maçons e servia, antigamente, de sinal de reconhecimento aos Talhadores de Pedra das Lojas de Estrasburgo e outras cidades alemãs, suíças e francesas da Idade Média. 
3º - Nos alfabetos orientais e grego era a terceira letra: Gama, em grego, Ghimel, em fenício e em hebraico, Gomal, em siríaco e Gum, em árabe. 
4º - A letra G é equivalente ao Gama grego – O Conhecimento (de Gnosis) e encobre com o seu esoterismo toda filosofia fundamental do Fogo, Princípio da Luz. 
5º - Na Maçonaria que se dedica ao estudo das ciências ocultas, a Estrela Flamígera designa a quinta essência celeste, pelo que é emblema do fogo central da natureza, simbolizado pela letra G – que significa Geração dos corpos.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br