Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Marujada


Fotos Rodolfo Oliveira
Foto Carlos Sodré
Fotos Eunice Pinto

A Marujada, maior expressão cultural da região do Salgado, começou com o louvor dos escravos ao santo e hoje é indissociável da Festa de São Benedito, em Bragança(PA), caracterizada pela dança com o ritmo do retumbão.

O ponto alto dos festejos em homenagem ao popular "Santo dos Pobres" é a saída do andor com a imagem da Igreja de São Benedito, na orla do rio Caeté, procissão com trajeto de 2,5 Km, acompanhada por milhares de pessoas. Cheia de simbolismo, cores e com 212 anos de história, a Marujada é patrimônio cultural e artístico do Estado desde o ano passado.


Fonte: Blog da Franssinete Florenzano

Momento de Reflexão


No sítio eletrônico do Grande Oriente do Brasil


Novamente os ventos do Natal estão aí a nos lembrar a aproximação do grande momento da cristandade, a celebração do nascimento do Salvador, cuja simples menção é suficiente para fazer desabrochar o amor em todas as índoles bem formadas, a esperança de futuro feliz para a humanidade e a certeza de destino superior para cada um.
.
Puras vibrações de fraternidade universal percorrem o mundo, levando com o seu poder unificador os corações sensíveis, todos os seres humanos, filhos Daquele que entre nós designamos de Grande Arquiteto do Universo, o Principio Criador dos Mundos, o Senhor Altíssimo de todas as culturas.
.
Nestes dias que conduzem às comemorações do Natal, instante de alta significação para os Maçons pelo seu simbolismo iniciático - o segundo nascimento - a onda abrangente de sentimentos de justiça, harmonia, paz e concórdia envolve o mundo cristão e se espraia generosamente para todos os Homens sobre a superfície da Terra.
.
A serenidade e o equilíbrio que a Sublime Ordem Maçônica espera de seus representantes e dirigentes impelem aos sinceros votos de alegria e felicidade na querida e misteriosa noite de 24 de Dezembro, dirigidos a todos os Obreiros do Grande Oriente do Brasil, inclusive àqueles momentaneamente equivocados a respeito do principio da união dos maçons.
.
Neste momento tão convidativo para o exercício do preceito de “vencer as paixões e submeter a vontade”, o Grão-Mestrado Geral suplica Àquele que tudo pode pelo crescente progresso dos valorosos irmãos comprometidos e empenhados no aperfeiçoamento da Nobre Arte em nosso País.
.
Agradecemos a ajuda e a solidariedade recebidas este ano dos irmãos, seus familiares, das gentis cunhadas reunidas na Fraternidade Cruzeiro do Sul, dos promissores jovens agregados na Ação Paramaçônica Juvenil – APJ, dos amigos que ofereceram o apoio da sociedade brasileira à Maçonaria e dos dedicados servidores da administração maçônica em todos do Orientes. Almejamos que o Novo Ano seja repleto de felizes realizações para todos.
.
Manifestamos, ainda, nosso desejo de que não nos falte, no Ano que se avizinha, entusiasmo e fortidão para levarmos à frente, apesar de todos os obstáculos, o elevado trabalho a que nos propusemos de tornar feliz a humanidade. Assim permita o Supremo Arquiteto do Universo.
.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
.
17.12.2010
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Cartão do GOB



Minuto Maçônico

AUMENTO DE SALÁRIOS


1º - É a promoção de grau concedida aos irmãos, por antiguidade, serviços e talentos. A jurisprudência normalmente observada nesse caso é a seguinte: As promoções do grau de Aprendiz ao de Companheiro e deste ao de Mestre, devem ser justificadas por:

2º - Uma conduta irrepreensível, tanto no mundo maçônico como no profano.

3º - Instrução completa do grau em que se acha.

4º - Idade maçônica necessária.

5º - Haver completado o tempo mínimo exigido no seu grau atual.

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo – MM

ARLS 8 DE DEZEMBRO – 2285

GOSP/GOB, Guarulhos - S.Paulo

Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br