Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Perguntas e Respostas da Maçonaria



COMO TEM SIDO DEFINIDA A MAÇONARIA?
É uma associação de homens sábios e virtuosos, que se consideram irmãos entre si, para viverem em perfeita igualdade, unidos por estima, confiança e amizade recíprocas, a fim de praticarem as virtudes.

QUAL O CONCEITO TRADICIONAL DE MAÇONARIA?
É a união consciente de homens inteligentes, virtuosos, desinteressados, generosos e devotados, irmãos livres e iguais, ligados por deveres de fraternidade, para se prestarem mútua assistência e concorrerem pelo exemplo e pela prática das virtudes, a fim de esclarecer os homens e prepará-los para a emancipação progressiva e pacífica da humanidade.

O QUE É A MAÇONARIA?
É um sistema de moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos.

QUAL A FINALIDADE DA MAÇONARIA?
Combater a ignorância, os erros e os preconceitos em todas as suas modalidades.

QUAL O PROGRAMA DA MAÇONARIA?
a) obedecer as leis do País;
b) praticar a justiça;
c) amar o próximo;
d) viver segundo os ditames da honra;
e) trabalhar pela felicidade dos homens.

QUAL É O OBJETIVO DA MAÇONARIA?
É o aperfeiçoamento social, moral e intelectual da humanidade, procurando constantemente a verdade, dentro de uma moral inflexível e da prática da solidariedade.

POR QUE A MAÇONARIA COMBATE A IGNORÂNCIA?
Porque ela é a mãe de todos os vícios.

POR QUE A MAÇONARIA COMBATE O FANATISMO?
Porque a exaltação religiosa ou política perverte a razão.

A MAÇONARIA É POLITICA OU RELIGIOSA?
Nem política e nem religiosa. Ela se coloca eqüidistante de todos os credos religiosos e partidarismos políticos.

A MAÇONARIA IMPÕE DETERMINADO CREDO RELIGIOSO?
A maçonaria deseja para suas fileiras elementos que saibam dirigir seus passos numa crença qualquer, desde que ligada a Deus. Assim, não impõe nem cogita de uma determinado credo religioso.

O QUE PREGA A MAÇONARIA?
A crença na existência do Grande Arquiteto do Universo. Subsidiariamente a essa crença, exige-se acreditar em uma vida futura.

QUAIS AS DENOMINAÇOES USUAIS UTILIZADAS NA MAÇONARIA NO QUE DIZ RESPEITO AO CRIADOR?
Grande Arquiteto do Universo, Supremo Construtor e Grande Geometra.

QUAL O MAIS PRECIOSO BEM PARA A MAÇONARIA?
A liberdade, que é o patrimônio de toda a humanidade.

EM QUE SE BASEIA A MORAL ENSINADA PELA MAÇONARIA?
No amor ao próximo.

QUAL É O SEGREDO MAÇÔNICO?
É a significação profunda de seus símbolos. São os sinais figurativos e as palavras sagradas que compõem o linguajar maçônico, para comunicação a uma distancia maior e para reconhecimento dos maçons, não importando o idioma que falem.

QUAL A ORIGEM DA MAÇONARIA?
Sua origem se perde na noite dos tempos.

POR QUE A MAÇONARIA É UMA INSTITUIÇÃO?
Porque tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento de costumes, pela tolerância, pela igualdade e pelo respeito à autoridade legalmente constituída, às leis do país em que se acha estabelecida, sendo Universal, espalhando-se as suas Oficinas por todos os recantos da Terra.


CONTINUA ...

Fonte: templomaconico.blogspot.com

Rito de York



O Rito de York é o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadudinense nos principios da Liberdade Igualdade e Fraternidade. Estudiosos afirmam que este rito tem origens iluministas.

O Rito de York, por ser teísta, está mais ligado aos países onde os cultos evangélicos predominam, pois o clero desses cultos tem dado à Maçonaria o apoio e o suporte necessário para a sua evolução e crescimento.

Origem

O Rito de York foi fundado no ano de 1799, tendo como organizador e fundador principal o Ir. Thomas Smith Webb. É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome genérico de "Rito Americano" ou "Rito de York".


Outubro 13, 1771 - July 6, 1819 Nasceu e educado em Massachusetts, autor do The Freemason's Monitor; e, Illustrations of Masonry (1797), Iniciado: Dezembro 17th, 1790 Loja Rising Sun, New Hampshire Veneravel Mestre - Templo Loja, Albany Grão Mestre: 1813, 1814 Grande Loja de Rhode Island.

A Grande Loja da Pensilvânia, foi a primeira Grande Loja a ser fundada naquele país norte-americano. O Rito de York, diferentemente como é praticado no Brasil, só existe a partir do 4º grau e se estende até o 13º Grau, nada mais.

As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos(a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.

As Grandes Lojas americanas, não têm nenhum vinculo com os Ritos de York e Escocês Antigo e Aceito.

Aqui no Brasil, as Grandes Lojas, o Grande Oriente do Brasil e os Grandes Orientes, apesar de afirmarem que trabalham no Rito de York, trabalham especificamente no sistema ritualístico inglês, ou seja, o Craft(Ofício) ou ainda "Cerimônias Exatas da Arte Maçônica", nada tendo a ver com o legitimo Rito de York, o Americano.
O que na realidade aqui no Brasil, pelo menos as Grandes Lojas, deveriam trabalhar com os mesmos rituais americanos, ou seja, os utilizados pela maioria esmagadora das Grandes Lojas americanas.

O rito de York no Brasil

O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por "Grande Oriente dos Beneditinos", com a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara do Oeste-SP. Esta Loja "não foi fundada por ingleses, mas, sim, por americanos", depois de terem emigrado para o Brasil, por ocasião da Guerra Civil nos Estados Unidos da América.
Eles eram quase todos, originários do Estado do Alabama".

Lojas inglesas no Brasil

A pioneira foi a Orphan Lodge [Loja Órfã], fundada na cidade do Rio de Janeiro, Estado do mesmo nome. O título distintivo da Loja Órfã era alusivo ao fato de ser a única da América do Sul, abaixo do equador, já que acima embora incipiente, existia Maçonaria em Georgetown, capital da Guiana Inglesa, que fora anexada à Grã-Bretânha em 1812, pela convenção de Londres, após a conquista dos territórios holandeses, pelos ingleses. A segunda foi a St. John's Lodge, também na cidade do Rio de Janeiro e a terceira foi Southem Cross Lodge, fundada na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, em data não estabelecida, porém instalada em 15 de junho de 1856. Vale ressaltar que as Lojas ora em epigrafe, não trabalhavam no "Rito de York". E sim, no Sistema Ritualístico Inglês. Ou seja, sem nenhuma conotação com o verdadeiro Rito de York, o fundado nos Estados Unidos da América.

Loja do rito de York no Grande Oriente Unido

O Grande Oriente Unido ou "Grande Oriente dos Beneditinos", como também, era conhecido, foi fundado em 16 de dezembro de 1863, por Joaquim Saldanha Marinho teve, durante sua existência, apenas uma autêntica Loja do Rito de York sob sua jurisdição, que foi a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste-SP (fundada por americanos e não por ingleses).

Lojas do rito de York no Grande Oriente do Brasil

A primeira Loja do Rito de York verdadeiramente fundada sob a égide do Grande Oriente do Brasil, foi a Eureka Lodge nº 440 em data de 22 de dezembro de 1891, na cidade do Rio de Janeiro é que foi fundada a primeira Loja do Rito de York sob a égide do Grande Oriente do Brasil. Um Grupo de Motociclistas se reuniu e fundou no dia 15 de Novembro de 2006 a Loja Maçonica Cavaleiros de Aço (GLESP), que trabalha no Rito York em Ribeirão Preto, São Paulo. O Rito de York é o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadudinense nos principios da Liberdade Igualdade e Fraternidade. Estudiosos afirmam que este rito tem origens iluministas. O Rito de York, por ser teísta, está mais ligado aos países onde os cultos evangélicos predominam, pois o clero desses cultos tem dado à Maçonaria o apoio e o suporte necessário para a sua evolução e crescimento. O Rito de York foi fundado no ano de 1799, tendo como organizador e fundador principal o Ir Thomas Smith Webb. É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome genérico de "Rito Americano" ou "Rito de York".

O rito de York no Brasil

O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por "Grande Oriente dos Beneditinos", com a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara do Oeste-SP. Esta Loja "não foi fundada por ingleses, mas, sim, por americanos", depois de terem emigrado para o Brasil, por ocasião da Guerra Civil nos Estados Unidos da América.Eles eram quase todos, originários do Estado do Alabama".


Fonte: templomaconico.blogspot.com

Ainda a Fraternidade

Pronunciamento do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva


Em Maçonaria, nunca será exagerada a atenção dispensada à principal mola propulsora da Instituição, que é a fraternidade humana. Assim é que a Constituição do Grande Oriente do Brasil declara que todos os maçons devem considerar-se Irmãos, ao mesmo tempo em que determina que esses laços de fraternidade sejam estendidos a todos os seres humanos esparsos sobre a superfície da terra.

A fraternidade – uma forma de amor, o amor fraterno, poder com que nos premiou o Grande Arquiteto do Universo – está na origem e é o sustentáculo da Ordem, além de ser o seu objetivo final: tornar a humanidade feliz através da prática do amor entre os seres humanos indiferentemente à raça, nacionalidade, sexo, ideologia, crenças e religião.

Os que remontam a origem da Maçonaria aos tempos imemoriais sabem – pois os verdadeiros maçons podem saber dessas coisas – que os antigos colégios de mistérios, as escolas de sabedoria cultivavam e ensinavam aos que lhes batiam às portas essa virtude milenar cada vez mais incisiva na alma do Maçom.

É esta a lição que os iniciados maçons têm de estudar e têm de vivenciar em seus primeiros anos de aprendizagem, antes de poderem exercer com segurança as funções de certa responsabilidade e antes de que o exercício dessas mesmas funções possam quebrar a tranqüilidade e prejudicar o próprio espírito de fraternidade de que se reveste o trabalho na Nobre Ordem.

Na história da Maçonaria encontramos vários episódios em que tivemos sérios embates com as forças negativistas do mundo exterior, momentos em que não faltaram mártires em nossas colunas, ainda hoje reverenciados; foram nesses lances, sofrendo ataques de fora e de dentro, que o sentimento de fraternidade se fortaleceu dentro da Maçonaria e se impôs contra inimigos imprudentes, e hoje se apresenta ao mundo como instituição vitoriosa e decididamente comprometida com o progresso da humanidade.

6.11.2009.

Marcos José da Silva

Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

MEU AVENTAL BRANCO

1º - Recebei este Avental, a mais honrosa insígnia do Maçom, pois é o emblema do trabalho e sem ele não poderás trabalhar junto aos seus irmãos em Loja. 
2º - Dediquei-me como aprendiz aos estudos; me foram passados conhecimentos que me capacitariam atingir a perfeição. 
3º - Meu Avental era puro e límpido e sua brancura deveria ser refletida: nos meus pensamentos, nas minhas ações e no decorrer da minha vida maçônica. 
4º - Como emblema do Trabalho: Será que o dignifiquei e honrei? Como símbolo da pureza: Quantas vezes terei maculado sua brancura? 
5º - Fazer a experiência de colocar de novo seu avental branco, fazer uma introspecção, verificar se não há necessidade de começar tudo outra vez! Nunca é tarde para se tornar nobre, nunca é tarde para ser MAÇOM.

       
Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo

Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br