Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pinçado da Veja desta semana




Fonte: Blog da Franssinete Florenzano.



Datafolha: Evolução Plebiscito 2011








Fonte: www.folhadobico.com.br

O Íntimo Encontro




O processo de Iniciação Maçônica, que é simbólica, firma antes de tudo o princípio, presente na própria origem da palavra, que se trata de um movimento para dentro, sendo a busca do homem pelo contato consciente com o seu verdadeiro ser, sua alma, seu espírito, segundo a visão ou a intuição, ou mesmo a crença religiosa do interessado.

Por mais que se queira ensinar a virtude, ela sempre será um produto interno do candidato à Iniciação, que vai despertar a semente do bem, do bom e do belo, ancorada nas profundezas do seu coração, mas subjugada ao peso da personalidade, que o homem usa para desfrutar a vida material e vencer as vicissitudes que tem de enfrentar.

A alma humana, que sobrevive ao corpo físico, segundo elementar princípio maçônico, é o repositório da virtude; a amorosa aproximação com essa contraparte da matéria está no itinerário dos buscadores da palavra, como dizemos nós, nos quatro cantos da Terra. E o prêmio são as luzes que ali iluminam a sua compreensão, simbolizadas no ato solene da Oficina.

Portador de higidez física e mental e com intelecto de nível adequado, o aprendiz percebe que as lições iniciáticas destinam-se à sua alma, percorrendo os canais cimentados pela retidão de seus pensamentos, seus desejos, suas ações e seu julgamento.

Pouca importância terá, portanto, no sistema iniciático, a soma de conhecimentos acumulados nas enciclopédias, depósitos virtuais ou nos currículos acadêmicos. O método maçônico de transmissão da saber, nesse caso, implica utilizar mitos e ritos, lendas e alegorias, dramatizações e outros instrumentos que facilitam a absorção intuitiva do ensinamento específico.

Desse ponto de vista, as lojas maçônicas são unidades de aperfeiçoamento humano espalhadas pelo mundo, que usam, porém, a força dos símbolos como elemento mais eficiente na tentativa de encontro do homem consigo mesmo.

25.11.2011

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Fonte: Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB.