Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

terça-feira, 11 de maio de 2010

Tratado com a Grande Loja Unida da Inglaterra no Brasil completa 75 anos


No dia 09 de maio, foi realizado no Estado do Rio de Janeiro-RJ, comemorações referente aos 75 anos da assinatura do tratado com a Grande Loja Unida da Inglaterra no Brasil.





O Evento contou com a presença do Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva; do Grão-Mestre do GOB-RJ, Eminente Irmão Eduardo Gomes de Souza; do Secretário Geral de Relações Exteriores do GOB, Eminente Irmão Tulio Collacioppo e do Assessor Especial do GOB, Ir. Matheus Casado Martins.

(A:JA/R:JA)

Fonte: Assessoria de Comunicação, da Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB.

SELEÇÃO BRASILEIRA: Os Convocados




Origem do Rito de Emulação



Em 1863, 07 (sete) Lojas desligaram-se do G.O.B. e fundaram uma Potência de mesmo nome, que mais tarde mudariam para Grande Oriente Unido do Brasil, porém, ficaram conhecidos mesmo pelo apelido de Grande Oriente dos Beneditinos, relação feita com o endereço da sede, que se situava na Rua dos Beneditinos, nª. 22 – Rio de Janeiro.

Em 1871, finalmente 48 anos depois, para que não se deixassem proliferar rituais paralelos manuscritos ou impressos, um ritual dos Trabalhos Maçônicos (Cerimônia ou Rito), praticado na Inglaterra foi publicado, e denominava-se “The Perfect Ceremonies of Craft Masonry” (Publicado pela: A. Lewis, Publishers – Londres), traduzido ao pé da letra como “As Exatas Cerimônias da Arte Maçônica”.

“Pires, Joaquim da S. - O Suposto Rito de York” (... não existia nesta publicação nenhuma referência às expressões YORK RITE e EMULATION RITE, e a referência ao vocábulo EMULATION, era com referência à Loja Emulação de Aperfeiçoamento).

Até hoje os Rituais na Inglaterra não fazem nenhu-ma referência ao YORK RITE (RITO DE YORK), mas o chama como “Trabalho de Emulação” e todas as referências maçônicas da época feitas no Brasil, tratavam estas cerimônias como “Rito Inglês”. Recentemente assistindo uma palestra do Ir. Plínio V. Genz – P.A.G.D. C – P.A.G.D.M., sobre o Rito, logo no início da apresentação ele diz o seguinte: “O Rito Inglês no Brasil conhecido como RITO DE YORK”, (discurso do qual tive a honra de receber o original de suas mãos). Ora, como pode ser conhecido no Brasil como RITO DE YORK e na Inglaterra não? Ainda mais que em visita ao Brasil alguns Irmãos Americanos (EUA), afirmaram que a Ritualística Inglesa praticada no Brasil, “é qualquer coisa menos o RITO DE YORK”.

Então vem a seguinte pergunta: por que é que no Brasil, chamar “As Exatas Cerimônias da Arte Maçônica (The Perfect Ceremonies of Craft Masonry)”, mais precisamente reconhecida hoje na Inglaterra por “Trabalho de Emulação”, de RITO DE YORK tomou corpo?

Em 1872, o Grande Oriente dos Beneditinos com a intenção de adquirir reconhecimento dos americanos, fundou no “Rito de York” (aquele praticado na América do Norte), a Loja “Vésper”, que pouco tempo depois de sua abertura abateu colunas, reergueu-se adotando o “Rito Moderno” em 22/06/1874, fundindo-se com a Loja “Mystério” em 1879, adotando o “Rito Adonhiramita”. Em 19/11/1874, funda-se a “Washington Lodge” em Santa Bárbara D´Oeste/SP, formada por imigrantes Norte-americanos e fugidos da Guerra Civil, esta talvez a única no autêntico “Rito de York”(afirma Joaquim da S. Pires). E em 22/03/1880, funda-se a Loja “Lessing”, em Santa Cruz/RS que, por ter um nome alemão e ser formada por eles, duvida-se de suas práticas (afirma Joaquim da S. Pires). Todas estas Lojas sem o mínimo vínculo ou intenções com a Inglaterra.


CONTINUA ...



Irm. M.I. DENIS TAFARELLO, ARLS "União e Lealdade" Nº 547 - GLESP, Or. de Osasco/SP.


Fonte: www.palavramaconica.com.br


Frafem divulga programação do VI Encontro Nacional das Presidentes Estaduais





Entre os dias 13 de maio a 16 de maio, na Sede do Poder Central, acontecerá o VI Encontro Nacional das Presidentes Estaduais. A Secretaria Geral de Entidades Paramaçônicas divulga a seguinte programação:

Para visualizar a programação do VI Encontro Nacional das Presidentes Estaduais, clique aqui. Para visualizar a capa do folder, clique aqui.

(A:JA/R:JA)

Fonte: Assessoria de Comunicação, da Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB

FICHA LIMPA: Veja que destaques faltam ser votados





Acompanhe a seguir o que falta ser votado nesta terça-feira (11/05)  no Plenário da Câmara dos Deputados.

1)Supressão do inciso XVI do artigo 22, constante da subemenda: “para a configuração do ato abusivo, não será considerada a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição, mas apenas a gravidade das circunstâncias que o caracterizam.”

Efeito: se derrubado, permanece como está hoje. Acabaria com “valor” do crime para atingir ou não eleição. Estabeleceria uma espécie de tolerância zero.

2) Supressão do crime “contra o meio ambiente e a saúde pública”

Efeito: se aprovado, a lei não atingiria quem cometesse crimes contra o meio ambiente e a saúde pública.

3) Supressão do crime de “abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública”.

Efeito: se aprovado, quem cometer este tipo de crime continuaria com a possibilidade de ser candidato.

4) Supressão da expressão “ou proferida por órgão colegiado” do artigo 1º.

Efeito: se aprovado, permanece como é hoje, ou seja, quem estiver condenado só deixará de ser condenado quando estiver transitado em julgado (quando não houver mais a possibilidade de recurso).

5) Suprime a expressão “nem aos crimes de ação penal privada” constante artigo 1º.

Efeito: se aprovado, inclui crimes de ação penal privada, em que, na prática, somente a vítima pode apresentar ação.

6) Votação da emenda 27, que aumenta de seis meses para um ano o prazo de desincompatibilização dos candidatos para se afastar de cargos públicos, entre eles ministro, governador, prefeito e integrantes do Ministério Público.

Efeito: se aprovado, mudaria de seis meses para um ano das eleições o prazo de desligamento das funções de integrantes do Ministério Público que pretendem se candidatar a esses cargos.

7)  Votação da emenda 22, que acrescenta o seguinte parágrafo ao artigo 1º da Lei Complementar nº 64 de 1990: “São inelegíveis para qualquer cargo, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, (…), salvo se o titular afastar-se definitivamente de seus cargos e funções até seis meses antes do pleito.”

Efeito: se aprovado, coloca para todas as autoridades — juízes, promotores, por exemplo — impossibilidade de candidatura, assim como acontece hoje para prefeito, governador e presidente.

8) Votação do artigo 26-C (prevê o recurso para suspender a inelegibilidade, em caráter cautelar).

Efeito: se suprimida, voltaria o projeto aos termos originais, prevendo a condenação já em primeira instância.

9) Supressão da expressão “ou o diploma” do artigo 26-C.

Efeito: se aprovado, o candidato já diplomado não sofreria os efeitos da condenação

Paixão Política


No sítio eletrônico do Grande Oriente do Brasil




Lição basilar da Maçonaria e compromisso que o Maçom assume desde os primeiros dias de sua atividade na Arte Real é vencer as paixões. Embora não se trate de destruir ou de extinguir as paixões, mas simplesmente vencê-las, dominá-las, esse propósito é indicado como condição de progresso na Instituição.

Para o Mestre Nicola Aslan, “as paixões são as tendências do ser contrárias às doutrinas morais” ensinadas pela Maçonaria. Representando o profano como uma Pedra Bruta, segundo Aslan, a Ordem considera a principal missão do Maçom “desbastar a Pedra Bruta”, o que significaria a tarefa de, antes de mais nada, “vencer suas paixões”.

Momentos há, na vida de qualquer um, em que a paixão se ergue como força poderosa, tentando derrubar todos os esforços que a alma bem formada despende para sustentar a sua tendência para o que é bom e correto. É quando o cristão se volta para o céu e clama: “Não nos deixeis cair em tentação” – como ensinou o Cristo.

É o caso em que nos encontramos, nós, os brasileiros; num chamado “ano eleitoral”, quando o jogo das forças políticas lutam pelo poder, cada qual com as melhores intenções mesmo com programas variados. A incontrolável energia da competitividade, associada ao nobre sentimento do civismo, desperta a paixão política que pode levar a excessos intoleráveis.

As agremiações políticas em confronto estimulam as paixões partidárias e antipartidárias, as discriminações políticas e ideológicas, o endeusamento e a demonização de pessoas que não merecem qualquer das duas classificações, todos desvios de conduta contrários ao equilíbrio e ao discernimento tão necessários ao exercício do voto.

No horizonte político do Brasil cabe ao Maçom defender o ponto de vista do seu partido e de seus candidatos, respeitando e até valorizando os pontos de vista contrários e as autoridades democraticamente constituídas em nosso ainda jovem Estado de Direito, e, acima de tudo, ter sempre em mente os fins supremos da Sublime Instituição: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.


Brasília, 7 de maio de 2010.

 


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

ALTAR

1º - Este vocábulo vem de altus, alto, elevado, e altarium. A ara dos sacrifícios era sempre colocada, entre os antigos, em lugares naturais elevados, como uma colina, por exemplo, ou artificiais, como uma elevação de terra e de relva, e era lá que se oferecia o sacrifício à divindade. 
2º - A palavra altar foi aplicada, posteriormente, a construções de madeira ou de pedra, destinadas ao sacrifício à divindade. 
3º - Os contratos de casamento, entre os antigos, eram sempre celebrados solenemente no altar e os homens tinham o costume de realizar os contratos mais solenes perante os altares. 
4º - Um juramento ou uma promessa feita perante o altar eram considerados muito mais solenes e obrigatórios que outros assumidos em outras circunstâncias. 
5º - Para os Maçons, o Altar representa o sepulcro, símbolo do mistério em que são mantidos os fenômenos das forças ocultas, sendo também um símbolo de sacrifício e de imolação, de glória e honras extraordinárias.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br