Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

terça-feira, 11 de maio de 2010

Origem do Rito de Emulação



Em 1863, 07 (sete) Lojas desligaram-se do G.O.B. e fundaram uma Potência de mesmo nome, que mais tarde mudariam para Grande Oriente Unido do Brasil, porém, ficaram conhecidos mesmo pelo apelido de Grande Oriente dos Beneditinos, relação feita com o endereço da sede, que se situava na Rua dos Beneditinos, nª. 22 – Rio de Janeiro.

Em 1871, finalmente 48 anos depois, para que não se deixassem proliferar rituais paralelos manuscritos ou impressos, um ritual dos Trabalhos Maçônicos (Cerimônia ou Rito), praticado na Inglaterra foi publicado, e denominava-se “The Perfect Ceremonies of Craft Masonry” (Publicado pela: A. Lewis, Publishers – Londres), traduzido ao pé da letra como “As Exatas Cerimônias da Arte Maçônica”.

“Pires, Joaquim da S. - O Suposto Rito de York” (... não existia nesta publicação nenhuma referência às expressões YORK RITE e EMULATION RITE, e a referência ao vocábulo EMULATION, era com referência à Loja Emulação de Aperfeiçoamento).

Até hoje os Rituais na Inglaterra não fazem nenhu-ma referência ao YORK RITE (RITO DE YORK), mas o chama como “Trabalho de Emulação” e todas as referências maçônicas da época feitas no Brasil, tratavam estas cerimônias como “Rito Inglês”. Recentemente assistindo uma palestra do Ir. Plínio V. Genz – P.A.G.D. C – P.A.G.D.M., sobre o Rito, logo no início da apresentação ele diz o seguinte: “O Rito Inglês no Brasil conhecido como RITO DE YORK”, (discurso do qual tive a honra de receber o original de suas mãos). Ora, como pode ser conhecido no Brasil como RITO DE YORK e na Inglaterra não? Ainda mais que em visita ao Brasil alguns Irmãos Americanos (EUA), afirmaram que a Ritualística Inglesa praticada no Brasil, “é qualquer coisa menos o RITO DE YORK”.

Então vem a seguinte pergunta: por que é que no Brasil, chamar “As Exatas Cerimônias da Arte Maçônica (The Perfect Ceremonies of Craft Masonry)”, mais precisamente reconhecida hoje na Inglaterra por “Trabalho de Emulação”, de RITO DE YORK tomou corpo?

Em 1872, o Grande Oriente dos Beneditinos com a intenção de adquirir reconhecimento dos americanos, fundou no “Rito de York” (aquele praticado na América do Norte), a Loja “Vésper”, que pouco tempo depois de sua abertura abateu colunas, reergueu-se adotando o “Rito Moderno” em 22/06/1874, fundindo-se com a Loja “Mystério” em 1879, adotando o “Rito Adonhiramita”. Em 19/11/1874, funda-se a “Washington Lodge” em Santa Bárbara D´Oeste/SP, formada por imigrantes Norte-americanos e fugidos da Guerra Civil, esta talvez a única no autêntico “Rito de York”(afirma Joaquim da S. Pires). E em 22/03/1880, funda-se a Loja “Lessing”, em Santa Cruz/RS que, por ter um nome alemão e ser formada por eles, duvida-se de suas práticas (afirma Joaquim da S. Pires). Todas estas Lojas sem o mínimo vínculo ou intenções com a Inglaterra.


CONTINUA ...



Irm. M.I. DENIS TAFARELLO, ARLS "União e Lealdade" Nº 547 - GLESP, Or. de Osasco/SP.


Fonte: www.palavramaconica.com.br


Nenhum comentário: