Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sábado, 6 de novembro de 2010

Sessão de Pompas Fúnebres - Irmão MI Pedro Antonio Dalmácio de Jesus



Clique na imagem para ampliar


----------------

Da Redação:

Atualizado às 11h50, do dia 08/11/10.

Missa de 30º Dia - Irmão MI Pedro Antonio Dalmácio de Jesus



Clique nas imagens para ampliar


----------------

Da Redação:

Atualizado às 11h35, do dia 08/11/10.


Alta Moralidade


No sítio eletrônico do Grande Oriente do Brasil


Só a avaliação final das últimas eleições gerais realizadas em nosso País, considerando-se o advento da Lei da ficha limpa, poderá dizer em que medida os corpos legislativos foram purificados do gérmen da corrupção, que contamina o mundo inteiro, especialmente observados nas altas esferas administrativas e financeiras das nações.
.
Os grandes esforços do Estado brasileiro no combate à corrupção tem produzido resultados bastante visíveis com investigações judiciais, legislativas e na área executiva, produzindo a perda de mandatos populares, afastamento de cargos no governo e até prisões de governadores e outras autoridades.
.
Não passa despercebido, porém, outro tipo de corrupção rotineiramente praticada e tolerada, que é a corrupção de pequena monta mas talvez exercida em larga escala, seja na fiscalização do transito nas estradas brasileiras, seja nos recantos das repartições públicas ou na promiscuidade de representantes do poder com criminosos nas grandes cidades, o que a mídia reflete regularmente.
.
É nessa zona cinzenta em que a ética é ignorada e o comportamento moral reprimido, onde até o cidadão de respeito costuma usar o outro lado da ficha sem se expor a qualquer sanção, é ai quando mais se exige o sentimento de dever do Maçom de, pela palavra e pelo exemplo, combater essa prática deletéria que envergonha a sociedade.
.
A Maçonaria não pode aceitar que neste momento nacional quando os brasileiros enriquecem suas aspirações com a perspectiva de passagem do País a novo patamar de desenvolvimento, tenha de conviver com vícios herdados de fases anteriores da História. Pela atuação desinteressada, pelos sacrifícios nobremente realizados no passado e pelos princípios que tem defendido invariavelmente, a nossa Instituição e seus iniciados podem e devem exigir dos governantes e governados uma conduta de alta moralidade no trato da coisa pública.
.
Para a Ordem Maçônica há necessidade iminente, como dizemos sempre, de “construir templos à virtude e cavar masmorras ao vício” com acentuada determinação. Temos de mostrar ao mundo que a corrupção não nos domina e nós a combatemos sem trégua, usando inclusive a nossa própria criatividade. Que sob o amparo do Grande Arquiteto do Universo, com perseverança e decisão haveremos de vencer todas as vicissitudes que diante de nós se apresentem.
.
5.11.2010
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

EMBLEMA MAÇÔNICO

1º - O Esquadro que é o emblema da moralidade; o Prumo que traduz a retidão da conduta e o Nível que simboliza a igualdade da condição humana.
2º - "O Emblema Maçônico, usado pelos Maçons para se distinguirem, é o Esquadro enlaçado com o Compasso. De acordo com a definição acima, diremos que o Emblema Maçônico é o todo da Maçonaria; é a sua essência; é a manifestação de seus sublimes princípios".(Mackey)
3º - Para um Maçom, o uso do Emblema tem altos significados. Recorda-nos os instrumentos que nos levaram a medir nossos atos, circunscrever nossos desejos, e a manter nossas paixões dentro dos limites devidos para com a Humanidade.
4º - Observamos, como dói, que haja Maçons que ostentam, com orgulho, o Emblema Maçônico e, no entanto, por fraqueza inata no homem ou por circunstâncias outras, abrigam o vício e a corrupção e conservam os mesmos hábitos profanos que, sobre não condizerem com sua qualidade de Maçons, também mancham a boa reputação de nossa Instituição.
5º - O uso do Emblema Maçônico tem, pois, um significado mais nobre. Significa HONRA e DESCRÉDITO. HONRA, se ao ostentá-lo, justificamos conhecer seu inestimável valor e nos impomos o cumprimento dos deveres solenemente jurados. DESCRÉDITO se o usamos com fins ambiciosos e egoístas.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br