Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Obreiros prestigiam Sessão Magna de Aniversário da Loja "Wilson Ferreira"


Os Irmãos Agostinho Queiroz Soares e Herivaldo José Cristo de Souza, Past Masters da nossa sublime Oficina, participaram no último dia 12 de fevereiro corrente da belíssima Sessão Magna de Aniversário da A.R.L.S. “Wilson Geraldo de Oliveira Ferreira” N° 3748.

Na oportunidade foram calorosamente recepcionados pelo Venerável Mestre Irm. M.I. Omar Correa Mourão Filho, Oficiais e Obreiros que juntamente com os convidados fortaleceram as colunas da Loja na Sessão Magna.

Veja abaixo as imagens capturadas no término da Sessão.





Termina o Horário de Verão no Brasil


À meia-noite do sábado (19) relógios devem ser atrasados em uma hora

Termina à meia noite do próximo sábado (19) o horário de verão no Brasil. Nesta hora, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser atrasados em uma hora e isso é muito mais significativo do que apenas ganhar mais uma horinha de sono no fim de semana.

O fundamento principal do horário de verão adotado em boa parte do mundo (atualmente é usado por cerca de 30 países) é a economia de energia. Curiosamente, a proposta foi criada por Benjamin Franklin em 1784, ano em que não existia elétrica; mas o sentido de economia já existia – Franklin pensava em poupar cera de vela ao aproveitar a luminosidade extra dos dias do verão. A ideia de Franklin, no entanto, demorou a ser adotada: o primeiro país a instituir o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas. Durou longos seis meses (de outubro de 1931 a março de 1932), depois foi abolido. Em 1985, com a queda do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, a medida voltou a ser tomada.

Inicialmente o horário valia para todas as regiões do Brasil, mas a verdade é que a economia gerada pela medida compensa mais nas regiões mais afastadas do Equador – onde as estações do ano são mais bem definidas. Essa foi a causa para que o horário de verão brasileiro fosse gradualmente abolido nas regiões mais ao norte do país até 2003, quando se chegou ao formato atual.

Desde 2008, o decreto 6.558 estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no País. De acordo com o texto, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Nesta edição, o governo estima uma redução da demanda em 4,5% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,7% na região Sul. Parece pouco, mas a média de 1.900 MW (Megawatts) economizados por hora nos horários de pico (entre 18h e 21h) nos 126 dias do horário de verão – só nas regiões Sudeste e Centro-Oeste - é suficiente para abastecer uma cidade com cinco milhões de habitantes.

A economia é grande, mas é importante lembrar que essa não é a única época em que você pode poupar energia. O Instituto Akatu (ONG voltada para o consumo sustentável) ensina algumas dicas para você reduzir o seu gasto de energia durante todo o ano, nas próximas páginas você vai ler algumas delas.


Fonte: www.msn.com.br


Minuto Maçônico

ESFERA CELESTE E TERRESTRE

1º - Sobre o capitel das colunas B e J, que se acham à porta do templo, em certos ritos, vê-se duas esferas: uma representando a esfera celeste e a outra o globo terráqueo.

2º - No antigo simbolismo da coluna B, havia a interpretação de que esta coluna representava a Terra, por isto que sobre ela é colocada a Esfera Terrestre. Na coluna J, ao Sul, é colocada a Esfera Celeste.

3º - A Esfera Terrestre simboliza as forças materiais do mundo, que o Aprendiz deve tentar dominar. Por outro lado, a Esfera Celeste representa o Universo e simboliza a Cosmografia e a Astronomia, ciências muito aplicadas no cerimonial maçônico e temas de estudo indispensáveis ao Maçom.

4º - As esferas que figuram sobre o capitel das colunas da Ordem, nos templos de muitos graus maçônicos simbolizam a verdadeira ciência que o homem adquire pelo estudo e pela contemplação das maravilhas que nos oferece a Natureza e que nem todos podem compreender.

5º - "As esferas, uma das quais é terrestre e a outra celeste, indicam-nos que o Universo inteiro que se oferece às nossas investigações e que representam o domínio dentro do qual todos temos de trabalhar se quisermos realizar a nossa pedra cúbica".

OBS: Em algumas Obediências são usadas Romãs em vez das Esferas e com significados diferentes.

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo – MM

ARLS 8 DE DEZEMBRO – 2285


GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br