Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Templo, Loja e Oficina




Em que pese a riqueza de que se reveste o vocabulário da língua portuguesa, é sabido que não existem palavras absolutamente sinônimas, porque isso, além de não ter objetivo, acomodaria o homem à lei do menor esforço. Se analisarmos, por exemplo, os vocábulos: trono, poltrona, sofá, divã, banco, banqueta, cadeira; veremos que se tratam de peças de mobiliário destinadas ao mesmo fim, tendo, porém, cada uma delas, características próprias.

Situações existem em que os vocábulos “Templo”, “Loja” e “Oficina” são empregados como sinônimos, já que é comum ouvirmos expressões como “convidamos o prezado irmão para visitar nosso templo” ou “visitar nossa loja”, ou então “visitar nossa oficina”. Rigorosamente, porém, Templo, Loja e Oficina têm, dentro da simbologia maçônica, significados completamente diferentes, que devem ser perfeitamente conhecidos por todos os irmãos.

O vocábulo “Templo” tem para nós um significado de coisa concreta, material. Quando dizemos Templo Maçônico, referimo-nos ao edifício ou parte dele, no qual funciona uma Loja ou Oficina. É também bastante comum entre nós o uso das expressões “Loja” e “Oficina”, como palavras sinônimas, o que, à evidência, não corresponde à verdade.

À luz do rigor maçônico, “Oficina” é termo genérico, designativo de qualquer agremiação ou assembléia maçônica em seu círculo de trabalho. “Loja” é o vocábulo que deve ser utilizado para designar determinadas agremiações de maçons, como no simbolismo e em alguns casos do filosofismo (por exemplo, as Lojas de Perfeição). Dessa forma, toda Loja é uma Oficina, mas nem toda Oficina é uma Loja.

“Loja” é termo designativo de reunião litúrgica. “Oficina” é expressão definidora de reunião ou representação administrativa. A Loja é dirigida pelo Venerável e Vigilantes, ao passo que a Oficina é dirigida pelo Venerável, Orador e Secretário.

Pode-se dizer, em função disso, que a Loja tem um Venerável e a Oficina um Presidente que, incidentalmente, são a mesma pessoa. Isso se verifica porque o Venerável é autoridade litúrgica e o Presidente é autoridade administrativa. Com base nesse princípio, há uma tendência a distinguir as “luzes litúrgicas” (Venerável e Vigilantes) das “luzes administrativas” (Venerável, Orador e Secretário).

Ainda pode-se afirmar que Loja é uma Oficina em trabalho litúrgico, razão pela qual um profano pode ver o Templo e a Oficina (festas brancas, por exemplo), mas não pode ver uma Loja. A Oficina pode reunir-se a descoberto para resolver assuntos administrativos, prestar homenagens, festejar efemérides, etc.; a Loja só pode instalar seus trabalhos a coberto.

Eis porque, meus irmãos, no início dos nossos trabalhos o Venerável Mestre determina ao 1ª Vigilante que se certifique de que o Templo está coberto e depois verifique se todos os presentes são maçons.

Estando o Templo coberto, sendo todos os presentes maçons e estando regularmente constituída é que a Loja pode dar início aos seus trabalhos, invocando o auxílio do Grande Arquiteto do Universo. Transforma-se, pois, a Oficina em Loja Maçônica e, a partir desse momento, passam a ser desenvolvidos os trabalhos litúrgicos.

Nota-se, pois, que os vocábulos “Loja” e “Oficina” têm significados completamente distintos e todos os maçons devem conhecê-los plenamente, à luz da simbologia da Arte Real.


Ir.·. Reinaldo Crocco Júnior
Loja Inteligência de Araritaguaba, 65 - Porto Feliz - SP

Perguntas e Respostas da Maçonaria



O MAÇOM

O QUE SIGNIFICA A PALAVRA MAÇOM?
Trata-se de palavra vinda do francês “maçon” que em português recebe a grafia de “maçom” ou “mação” e quer dizer “pedreiro”.

O QUE É UM MAÇOM?
É maçom todo aquele que for regularmente iniciado nos Augustos Mistérios da Ordem Maçônica em Loja Justa e Perfeita.

COMO DEVE SER UM MAÇOM?
Ser maçom, não é apenas colocar-se dentro de um Templo, devidamente revestido de suas insígnias e em postura correta; ser maçom é irradiar as qualidades mentais e espirituais adquiridas através de uma vivência maçônica.

O QUE SE ESPERA DE UM MAÇOM?
O maçom, desde que integrado na essência da iniciação, deve ser bom pai, melhor filho, apreciável irmão, ótimo esposo e invejável cidadão.

COMO DE AGIR UM MAÇOM?
Deve tornar-se uma criatura transfigurada espiritualmente, pautando sua norma de agir dentro dos princípios maçônicos, elegendo sua consciência como guia e proclamando sua liberdade como requisito fundamental.

QUAIS SÃO OS VALORES QUE A MAÇONARIA RECONHECE?
São os sentimentos nobres e as ações altruísticas, únicos valores pessoais que a maçonaria reconhece como de alta valia para os homens.

COMO SE DENOMINAM OS ATUAIS MAÇONS?
Maçons antigos, livres e aceitos.

O QUE SE ENTENDE POR MAÇOM ACEITO?
São maçons não profissionais ou não operativos, admitidos ou agregados a corporações de pedreiros-livres e respectivas fraternidades, nos tempos em que a maçonaria operativa passou a congregar nobres, intelectuais e protetores.

O QUE SE ENTENDE PELO ADJUTIVO “LIVRE” EM MAÇONARIA?
Designa o homem independente, senhor de si mesmo e que pode, por sua condição, pertencer à Ordem Maçônica, sem sacrifício de seu bem-estar pessoal e do sustento de sua própria família.

QUAIS OS PRINCIPAIS DIREITOS DE UM MAÇOM?
a) a justa proteção de sua Loja, da Ordem e dos maçons;
b) emitir livremente sua opinião, desde que não fira os preceitos da Ordem;
c) pugnar pelos seus direitos, exercendo a mais ampla liberdade de defesa;
d) pedir em qualquer tempo a sua demissão.

QUAIS OS PRINCIPAIS DEVERES DE UM MAÇOM?
a) cumprir e fazer cumprir todas as leis e resoluções emanadas das autoridades maçônicas competentes;
b) instruir-se nos princípios e praticas maçônicos;
c) ser membro ativo de uma loja e ser assíduo em seus trabalhos;
d) reunir e discutir assuntos maçônicos somente em lugar vedado à vista e aos ouvidos dos não maçons.

QUAIS AS OBRIGAÇOES DE UM MAÇOM?
a) honrar e venerar o G\A\D\U\ que quer dizer: Grande Arquiteto do Universo;
b) tratar todos os homens como seus iguais;
c) combater a ambição;
d) lutar contra a ignorância;
e) praticar a justiça;

QUAIS SÃO OS DEVERES DE UM MAÇOM PARA COM O G\A\D\U\?
Amá-lo sobre todas as coisas, venerando-o com todo o respeito e não tomando o seu Santo Nome em vão.

O QUE AMBICIONA O MAÇOM?
Sendo livre de bons costumes e estando nas trevas, ambiciona ver a luz.

ONDE O MAÇOM É RECEBIDO?
Em uma Loja justa, perfeita e regular.

POR QUEM O MAÇOM É LEVADO A UMA LOJA?
Sempre por um amigo que, depois, acaba reconhecendo como irmão.

POR QUE SE USA O TRATAMENTO DE IRMÃO?
Porque os maçons devem amarem-se uns aos outros e serem leais e dedicados mutuamente. Traduz uma maneira de proceder muito afetiva e agradável a todos os coraçoes dos que militam em seus augustos Templos ou augustos mistérios.

QUAL A OBRIGAÇAO QUE ENCERRA O TÍTULO DE IRMÃO?
Encerra uma obrigação muito séria, que é a de socorrer qualquer outro irmão que se achar em situação difícil, desde que não seja originada por sua própria culpa ou leviandade.

COMO O MAÇOM SE LIGA A SUBLIME INSTITUIÇÃO?
Por um juramento e uma consagração.

QUAL A PROMESSA QUE O MAÇOM FAZ AO SER ADMITIDO?
Proteger e socorrer a seus irmãos, dentro do que é justo.

PARA QUE SERVE O SEGREDO MAÇÔNICO?
O segredo e mistério que cobrem os trabalhos maçônicos servem para conservar fora de qualquer ostentação os benefícios distribuídos.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM MAÇOM?
Virtude, honra e bondade.

QUAIS AS QUALIDADES ESSENCIAIS AO MAÇOM?
Amor, vontade e inteligência.

O QUE É TROLHAMENTO OU TELHAMENTO?
É a verificação da identidade de um visitante em uma Loja que não seja a sua, quando responderá a um questionário que lhe é proposto pelo Venerável Mestre, precedido da apresentação de documentos.

QUAL A ORIGEM DA IDENTIFICAÇÃO MAÇÔNICA?
A identificação por meio de Sinais, Toques e Palavras é de origem medieval, praticada que era, principalmente, entre os “pedreiros-livres” nas respectivas fraternidades.

COMO O MAÇOM SE FAZ RECONHECER?
Pelos sinais, toques e palavras.

O QUE SIGNIFICA O SINAL?
A honra de guardar o segredo.

QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA SAGRADA?
Força, Moral e Apoio.

O QUE SE ENTENDE POR TOLERÂNCIA EM MAÇONARIA?
Entende-se que o comportamento do maçom deve ser de respeito a todas as manifestações da consciência.

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “ENTRE COLUNAS”?
Significa “entre irmãos”, ou,” em segredo” e, ainda, em “Loja coberta”.

QUAL A VERDADEIRA INSÍGNIA DO MAÇOM?
O Avental que usa.

PODE O MAÇOM APRESENTAR-SE EM LOJA SEM A SUA INSÍGNIA?
Em nenhuma sessão poderá o maçom apresentar-se sem estar revestido do avental.

POR QUE O MAÇOM DEVE USAR O AVENTAL EM LOJA?
O maçom trabalha de avental. É ele o símbolo do trabalho e a dignidade do trabalho e mais importante que qualquer outro distintivo.

POR QUE O APRENDIZ USA O AVENTAL COM A ABETA LEVANTADA?
A tradição afirma que os aprendizes carregavam pedras junto ao peito. Por isso a aprendiz usa o avental com a parte superior levantada, na maioria dos ritos.

O QUE SIGNIFICAM AS LUVAS BRANCAS TRAZIDAS PELOS MAÇONS?
Elas são o símbolo da pureza e significam que o maçom deverá Ter sempre suas mãos limpas de qualquer impureza.


CONTINUA ...

Fonte: templomaconico.blogspot.com

E os Interesses Políticos do Pará ?


No 5ª Emenda, sob o título acima.

________________

Em cima do post  'Eh! Você Aí! ', 
uma análise de Alex Fiúza de Mello, comentarista do Quinta.  
_____________________________ 

Será a hora da verdade e o teste histórico definitivo para essa geração de políticos paraenses: ou resgatarão à memória futura o mínimo de dignidade que lhes resta, honrando os votos da representação popular (lutando pela unidade do estado), ou passarão à história como "vendilhões" do maior patrimônio público dos paraenses: o tamanho de sua população e de suas riquezas naturais. 
Dividir o estado agora é uma ilusão de que será o povo do sul do Pará a lucrar com a medida. Não é verdade. Restarão dois estados fracos, sem condições econômicas e políticas de se afirmarem perante a Federação e perante os interesses das grandes empresas, em nome do interesse público maior. 
Teremos, de um lado, mais um governador, mais alguns senadores e deputados  (o que entusiasma alguns poucos) e, de outro, o aumento da miséria.  
O problema do Pará é não ter uma política de atendimento de sua população na dimensão da grandeza do estado (o que justifica a revolta do povo do interior), e não o seu tamanho (o que não justifica a ilusão da falsa solução).  
É hora de vermos quem terá a grandeza de arriscar votos e mandato pela defesa de teses diante do público e, sobretudo, DIANTE DA HISTÓRIA ; ou quem vai se calar diante de tamanha ameaça ao futuro dos paraenses, apenas em troca de um punhado de votos (e, quem sabe, de outras "vantagens"). 
Afinal, terão nossos políticos a estatura do Pará atual, ou ficarão com aquela diminuída do que restará. 
Que dirão a seus filhos e netos (se é que estão preocupados com isso...)?  Um plebiscito restrito a uma região apenas e não estendido a todo o estado é  golpe!  carece de legitimidade e, creio, inclusive de legalidade. Será o fundo do poço da política paraense. 
Onde está a palavra clara do Governo a respeito? dos Partidos (têm ou não têm programas)? dos políticos (têm ou não têm vergonha)? Sim, diante de tamanha questão, como se justificar tamanho silêncio? O que é então a política, meus senhores? um jogo de cartas? de interesses miúdos? o "toma-lá-dá-cá"? mero comércio? 
A "arte" dos oportunistas? 
É inacreditável!!! Onde estão a coragem, a postura, o compromisso público, a honra, o caráter, os princípios, a transparência que deve ser cultuada na república? Onde estão? Onde? Onde? Onde?

Soberana Assembléia Federal Legislativa realiza última reunião de 2009



Como acontece a cada três em três meses, na sede do Poder Central do Grande Oriente do Brasil, em Brasília - DF, a Soberana Assembléia Federal Legislativa realizou, neste sábado, 05 de dezembro, o seu ultimo encontro de 2009.

.
A reunião contou com a presença do Grão-Mestre Geral do GOB, Soberano Irmão Marcos Jose da Silva, e todo seu Secretariado Geral.

.
Os cadastros começaram a ser feitos as 07h30min e foram registrados, pelo departamento de Informática, 520 presenças de Deputados Federais.

.
Confira a pauta na íntegra clicando aqui

Veja fotos da ocasião clicando aqui


(A:M/R:JA)

Assessoria de Comunicação

Sec:. Geral de Comunicação e Informática


Fonte: www.gob.org.br

Minuto Maçônico


AUTO EXAME

1º - Convivendo em um mundo tão conturbado se faz necessário uma pequena pausa e perguntar: você já fez o seu auto exame? 
2º - Faz algum tempo que entrou na Ordem? Comparou seu comportamento antes e depois de entrar na Maçonaria? 
3º - Meu comportamento é coerente com aquilo que assimilei como verdade? Mudei em alguma coisa? 
4º - Por mais que eu me esforce reconheço que ainda falta muito para atingir a perfeição. Aonde está a minha falha? Que devo fazer? 
5º - Queridos manos, quando formos capazes de ser honesto conosco mesmo, e aniquilar a vaidade, suplantar o egoísmo, trocar a ambição por ideais altruísticos, aí meus irmãos, estaremos no caminho certo das realizações fraternas.

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br