Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Capítulo "Hipólito da Costa": Sessão de Exaltação neste sábado dia 26/02/2011



CONVOCAÇÃO




Por Ordem dos Principais E.E. Companheiros HALDONE LIRA FONSECA, ALMIR FERREIRA APOLUCENO e LUIZ AUGUSTO MENDES, fica o estimado amigo e Companheiro convocado a comparecer dia 26 de fevereiro corrente (sábado), às 17 horas, no Templo da A.R.L.S. Lauro Sodré III, localizado na Av. Ceará, nº 754 - Canudos, neste Oriente, para a Sessão de Exaltação do Capítulo "Hipólito da Costa" Nº 48 de Maçons do Arco Real, de acordo com o Calendário 2011.


JOSÉ RIBAMAR SILVA LIMA

Escriba Esdras


Programa-se: Surf na Pororoca




O XI Festival e XIII Campeonato de Surf na Pororoca será realizado no período de 19 a 22 de março do ano corrente, na cidade de São Domingos do Capim.

Louvor e Gratidão



No sítio eletrônico do Grande Oriente do Brasil


A população brasileira teve momentos de frustração e tristeza ao conhecer a decisão do craque Ronaldo, o fenômeno do futebol, de aposentar-se da prática desse esporte tão aclamado em nosso País. Depois de anos de exibição em nossos campos e pelo mundo afora, Ronaldo, forçado pela doença, abandona as chuteiras e deixa os torcedores entregues ao desgosto.
.
Boa parte da juventude, Ronaldo dedicou-a a proporcionar extrema felicidade aos adeptos do futebol, sempre elevando os clubes por onde transitou, no Brasil e no exterior, aos primeiros lugares na admiração popular e na classificação estabelecida pelas organizações competentes dentro da comunidade mundial destinadas a esse tipo de atividade esportiva.
.
No Brasil, a extraordinária torcida pelo craque Ronaldo, indiferente às cores que ele defendesse, garantiu que durante anos ele estivesse à frente de todos os outros atletas de sua especialidade, usufruindo do carinho e do apoio do povo segundo suas próprias qualidades pessoais de condições físicas, inteligência e atitude respeitosa para com a opinião pública.
.
Por três anos escolhido o melhor jogador de futebol do mundo e artilheiro de todas as copas mundiais, Ronaldo não se deixou vencer pela vaidade nem pela presunção, mantendo, ao contrário, com os seus fãs uma pura relação de deferência, enquanto se esforçava no desempenho de sua missão, que certamente exigia maiores esforços do que os demais concorrentes ao título, tendo em vista, talvez, a predisposição à moléstia que agora o afasta dos torneios.
.
Decisão sensata, embora dolorosa para os aficcionados do futebol em nosso País, essa do campeão Ronaldo de despedir-se dos gramados onde proporcionou indizível felicidade a multidões admiradores; decisão que não diminui em nada a enorme dívida de gratidão que temos, os brasileiros, para com um compatriota que ainda mais, tão alto elevou a nossa imagem no exterior.
.
Outros campeões tivemos antes e outros campeões ainda temos e teremos ainda no futuro, a encherem de alegria e de orgulho nossa condição de brasileiro, mas em nossa memória ficará sempre a briosa figura de um lutador que revela honestamente sua fraqueza e retira-se da pugna levando, assim mesmo, os louros de um vencedor.
.
Brasília, DF, 21 de Fevereiro de 2011.
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

BRINDES

1º - De acordo com Anderson, os brindes foram instituídos na Maçonaria, desde 1719, pelo Grão-Mestre Dr. Desaguliers que fez reviver os antigos, regulares, e peculiares brindes ou "saúdes dos Maçons", o que faz supor que este costume era anterior à criação da Grande Loja de Londres.

2º - Era costume muito velho beber-se à saúde de alguém nos banquetes, sendo possível encontrá-lo entre os antigos gregos e romanos. Na Inglaterra, este costume, que se tornou universal, estendeu-se nos clubes e nas associações recreativas na época da transformação da Maçonaria operativa em especulativa.

3º - Assim, influenciadas pelo espírito social daquela época, as Lojas maçônicas acompanharam o costume, bebendo-se na Loja nas horas de recreação. Não obstante, diz Mackey, nenhum excesso era permitido, sendo as expansões nos banquetes maçônicos reguladas pelas Old Charges.

4º - Bebiam de acordo com uma regra, o Venerável dando as saúdes, a primeira das quais era à saúde "do Rei e da Ordem".

5º - Havia sete brindes obrigatórios: 1º - À saúde do Soberano e sua família. 2º A do Grão Mestre e dos Chefes da Ordem. 3º A do Mestre da Loja. 4º A dos vigilantes. 5º A dos outros oficiais. 6º A dos visitantes. 7º A de todos os Maçons espalhados pelos dois hemisférios. No Brasil, rituais especiais regulam as Lojas de Banquete e os respectivos brindes.

Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo – MM

ARLS 8 DE DEZEMBRO – 2285

GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br