Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

domingo, 14 de novembro de 2010

Cerimônia de Exaltação do Irmão Marco Antonio no Grau de Maçom do Arco Real


Imagens capturadas dia 13/11/2010, no encerramento da Cerimônia de Exaltação no Capítulo "Hipólito da Costa" Nº 48 de Maçons do Arco Real, do Obreiro MARCO ANTONIO SILVA LIMA, Deputado Estadual da Loja à PAEL.


























Sessão de Pompas Fúnebres em Honra ao Irmão Dalmácio



No dia 11 de outubro corrente, o Venerável Mestre da Loja, Irm. Amarildo André de Araújo presidiu a emocionante Sessão de Pompas Fúnebres em Honra ao nosso inesquecível Irmão Pedro Antonio Dalmácio de Jesus, Past Master da Loja e E. Companheiro do Capítulo "Hipólito da Costa" Nº 48 de Maçons do Arco Real-GOB, falecido no dia 10/10/10.
A Sessão foi prestigiada por 35 pessoas, sendo 25 Irmãos Maçons Regulares do GOEPA e da GLEPA, e, 10 convidados profanos, que atenderam ao convite da nossa sublime Loja.
Estiveram presentes, o Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do GOEPA, Eminente Irm. José Maria Martins, Secretários Estaduais do GOEPA, Deputados Federais, Oficiais e Obreiros de diversas Lojas, a viúva - cunhada Jacyara de Jesus, familiares e amigos do saudoso Irmão Dalmácio.
Veja abaixo, as imagens capturadas da Cerimônia.


Cidades Paraenses




Afuá. Foto: David Alves

Itaituba. Foto: Tamara Saré

Juruti. Foto: Eliseu Dias

Santarém. Foto: Ronaldo Ferreira

Óbidos. Foto: Eliseu Dias

Oriximiná. Foto: Uruá-Tapera

São Domingos do Capim. Foto: Ray Nonato

Terra Santa. Foto: Carlos Silva

Salinópolis. Foto: Agência Pará

Laelso Rodrigues e Leda Borghesi Rodrigues completam 50 anos de casamento

No dia 07 de novembro, O Ex-Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Laelso Rodrigues e sua esposa Leda Borghesi Rodrigues comemoraram seus 50 anos de casamento. O evento aconteceu no oriente de Sorocaba-SP, no salão de festas do Lar Escola Monteiro Lobato, com a presença de seus filhos Márcia Cristina Rodrigues e esposo e Marcos Augusto Rodrigues e esposa, seus netos, seu irmão Laor Rodrigues e sua Irmã.
.

.


A cerimônia religiosa foi conduzida pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Na ocasião, estiveram presenças ilustres, como o Prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi e esposa e o Grão-Mestre Geral, Soberano Irmão Marcos José da Silva.
.



.
Dentre as autoridades do GOB, compareceram o Presidente da S:.A:.F:.L:., Sapientíssimo Irmão Carlos A. Marcassa; o Sec:. Geral de Comunicação e Informática, Eminente Irmão Antônio Gavioli; o Sec:. Geral de Educ:. e Cultura Adj:., Poderoso Irmão Edson Barsanti; o Sec:. de Comunicação e Informática Adj:., Poderoso Irmão Fernando Colacioppo e os Deputados Federais, Poderosos Irmãos Ademir Candido da Silva e Ildeu Silvério Borges.
.



.
Também estiveram presentes, vários Irmãos da A:.R:.L:.S:. Perseverança III, entre eles o Venerável Mestre, Ilustre Irmão José Antônio Matillo e sua esposa Neuza Ribeiro Matiello; o Ex-Venerável Mestre, Ilustre Irmão José Antônio Fasiaben. Na música, esteve o Irmão Roberto Rosendo.
.

.

(A:JA/R:JA)
Fonte: Assessoria de Comunicação, da Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB.

O Trabalho Mental do Maçom


No sítio eletrônico do Grande Oriente do Brasil


Maçonaria não é religião e suas Lojas não são igrejas. Embora proclame a prevalência do espírito sobre a matéria, pugna também pela investigação constante da verdade, segundo está expresso na Constituição do Grande Oriente do Brasil. Apenas espera que cada maçom tenha a sua religião e não admite em seu seio ateu ou materialista.

Por isso, a Ordem não exige a qualquer de seus membros a obrigação de acreditar em tudo o que ouve no interior de nossas colunas, em qualquer coisa que se lhes transmita como ensinamento. Não sendo portadora de qualquer mensagem divina, tem, porém, entre seus postulados universais a existência de um princípio criador: o Grande Arquiteto do Universo.

Todos os maçons são convidados, isto sim, a pensar em tudo o que ouvirem ou virem dentro dos templos maçônicos, guardiões dos mistérios da vida e da morte e por onde transitaram grandes gênios e benfeitores da humanidade com Voltaire, Goethe e George Washington, e mártires do nosso povo, como Padre Roma e Frei Caneca.

Em seus esforços de aperfeiçoamento pessoal, os maçons têm muito a ganhar na meditação perseverante sobre as sublimes lições contidas nos rituais dos diversos graus. Ali estão concentrados o conhecimento, a sabedoria e a experiência de grandes almas do passado, hoje no Oriente Eterno, que tanto se dedicaram à elevação dos maçons de hoje.

As ricas tradições da Maçonaria inseridas nos antigos usos e costumes da nossa querida Instituição, os quais todos nos comprometemos a sustentar e respeitar, é outra fonte de enriquecimento intelectual e compreensão psíquica do que seja a verdadeira Iniciação, que, através de ritos, mitos e lendas, faz o coração do Maçom despertar para as verdades eternas.

Essa é a responsabilidade da Ordem perante seus filiados, a partir dos primeiros ano da vivência maçônica. Esse é o modo como, em Maçonaria, o homem aprende a discernir a coisa virtuosa da viciosa, isto é, a separar o que contribui para a evolução humana do que a prejudica ou atrasa.

12.11.2010
.
Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Minuto Maçônico

ÁTRIO

1º - Designa, genericamente, os três grandes recintos do templo de Salomão.
2º - O primeiro era o átrio dos gentios, aonde se permitia entrar quem quer que fosse orar.
3º - O segundo era o átrio de Israel, aonde só os hebreus podiam penetrar, depois de se haverem purificado.
4º - O terceiro era o átrio dos Sacerdotes, onde se erguia o altar dos holocaustos e os sacerdotes exerciam o seu ministério.
5º - Nas Lojas maçônicas se denomina assim ao espaço ou a sala que se acha à entrada ou diante da porta do templo.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br