Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 25 de julho de 2011

2º ANIVERSÁRIO DO BLOG !!!



No dia 23 de julho, o Blog completou seu 2º Aniversário, acreditando que está cumprindo com o objetivo estabelecido na postagem inicial.


Veja abaixo para relembrá-la:

QUINTA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2009

Olá Irmãos




O nosso blog inicia em fase experimental, de aprendizagem total, na qual esperamos contar com a participação e colaboração efetiva dos valorosos Irmãos do quadro de Obreiros da Loja, bem como, de todos os ilustres Irmãos iniciados na Sublime Ordem, através do e-mail: duque2198@gmail.com

Assumimos a iniciativa e o desafio de criá-lo com o objetivo de disponibilizar um espaço destinado a divulgação das atividades realizadas em nossa Oficina e para proporcionar a socialização de assuntos voltados ao estudo e a pesquisa da infinita Sabedoria Maçônica, por meio da apresentação de postagens, além da discussão fraterna e do bom debate sobre assuntos relevantes da Maçonaria Universal, sempre com o compromisso de fortalecermos as Colunas e lutarmos pelo engradecimento da Nação Brasileira, respeitando a legislação Maçônica vigente.


País inteiro deve ser consultado sobre divisão do Pará





Os eleitores do país inteiro devem ser consultados sobre a divisão do território do Pará em três estados. A proposta de plebiscito nacional foi feita pelo professor Dalmo Dallari e senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou a ideia ao Plenário do Senado, como noticiou o site Brasil Atual.

Dallari sustenta que brasileiros de todas as partes são diretamente interessados no tema, já que o desmembramento terá impactos econômicos, custeados com recursos da União, e mudará a representatividade no Congresso Nacional. No início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral marcou para o dia 11 de dezembro o plebiscito para que os paraenses opinem sobre a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Uma terceira parte do território continuará chamando Pará, embora com uma área bem inferior. A proposta de consulta à população paraense foi aprovada na Câmara dos Deputados em maio.

Na semana passada, Dallari entrou com requerimento de natureza administrativa pedindo ao TSE que amplie a consulta. Segundo a Constituição Federal, estados podem ser incorporados ou desmembrados desde que a população diretamente interessada seja consultada por meio de plebiscito autorizado pelo Congresso Nacional. O resultado precisa ser apreciado pela Assembleia Legislativa estadual.

"No caso, todo o Brasil é diretamente interessado", avalia Dallari. Ele vê uma "ambiguidade" também registrada em casos de emancipação de municípios, nos quais também se exige a consulta popular. Normalmente vota apenas a população da área desmembrada, embora todas as pessoas da região sejam diretamente atingidas.

Para Dallari, quando se trata de novos estados, cada um deles terá direito a eleger três senadores. "Assim, o atual Pará elegerá nove cadeiras nessa Casa, o que significa um desequilíbrio político, porque o eleitorado não aumentou", calcula. "É uma violência aos direitos políticos de todos os estados e de todo o eleitorado brasileiro", critica. "O Senado é um órgão federal e os senadores decidem sobre matéria de interesse de todo o povo brasileiro, não só sobre matéria local."

Além disso, o professor cita outros aspectos de natureza econômica para justificar a atenção de todo o país com o debate. Cada nova unidade da federação terá direito a repasses de recursos pela União, o que poderia representar prejuízo para os demais estados. "Outro argumento é que o custo de cada senador, de cada deputado federal é altíssimo", afirma.

Na semana passada, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) declarou concordar com Dallari em discurso no Plenário. "Para criação de novas unidades políticas é necessário, jurídico e justo ouvir toda a população interessada. Não há na lei nada que diga que tem de se ouvir apenas a população do estado", disse.

O requerimento administrativo deve ser apreciado pelo TSE apenas em agosto, após o recesso forense. No dia 5 de agosto, uma audiência pública será realizada em Brasília.


Fonte: www.conjur.com.br


Jornal Antigo: O Pará-Maçom



Clique na imagem para ampliar


Fonte: www.museumaconicoparanaense.com

Grão-Mestre Geral empossa Secretário Adjunto de Entidades Paramaçônicas



Na manhã do dia 21 de julho, o Soberano Irmão Marcos José da Silva empossou o Secretário de Entidades Paramaçônicas, Poderoso Irmão Claudiomar Carvalho Luz.
.

.



Na ocasião, o Chefe de Gabinete, Eminente Irmão João Guimarães fez a leitura do ato de Posse, na presença dos Eminentes Irmãos Ivaldo Medeiros, Irmãos Jair Félix, Juvenal Antunes Pereira, Walderico de Fontes Leal e do Poderoso Irmão Wagner


.



Estiveram presentes, Irmãos da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Brasília e Antônio Lisboa, O Alejadinho..


.

(A:JA/R:JA)
Fonte: Sec:. Geral de Comunicação e Informática/GOB.

Os Trânsfugas



Ao ingressar na Maçonaria, o homem comum tem à sua disposição um cabedal impressionante de princípios, acumulados durante as centenas de anos em que a Sublime Instituição vem trabalhando pelo aperfeiçoamento da condição humana, preceitos fundamentados na prática do bem. A incapacidade de assimilação dos princípios maçônicos é coisa individual. Somente o individuo é responsável por isso.
.
Antes do indivíduo se voltar contra a Ordem, naturalmente por não compreender os objetivos da comunidade em que foi admitido, deveria mergulhar em si mesmo, observar os motivos que o trouxeram para a Irmandade, os compromissos que assumiu perante as assembleias que o interrogaram e que o honraram com o título de Franco Maçom.


Descobrirá, o curioso que se aventurou numa viagem impossível, que a origem do malogro está em seu próprio coração e nos falsos ideais que o animam. O sentimento de decepção com a Ordem é, em geral, resultante de não ter contato imediato com os grandes mistérios maçônicos, antes mesmo de dar mostra de ter compreendido os segredos menores.


Há um compromisso mútuo entre os Maçons e a Maçonaria, que é a transmissão de conhecimento aos que revelarem disposição de empregá-lo sem a mácula do interesse pessoal. O que é movido por esse pressuposto negativo, dificilmente se entregará a si próprio, dependente que é, inveterado, das exterioridades que lhe impelem de volta ao mundo profano. Ao mundo mental do homem inferior.


Os que se descobrem incapazes, deveriam pedir, honradamente, o seu afastamento da Fraternidade, no que, aliás, está comprometido solenemente, antes de procurar valer-se de instrumentos do poder público numa campanha inglória contra a Nobre Arte, e os dirigentes legais e legítimos da Instituição que tantos serviços desinteressados vem prestando ao nosso País desde a fundação do Império Brasileiro.
.
A grande promessa da Iniciação Maçônica é a transformação que o homem conseguirá com seus próprios esforços, desde que siga as regras e os ensinamentos. Mas a Iniciação é um processo interior que se reflete nos seus pensamentos, palavras e atos, elevando-o na escala espiritual ou reduzindo-o a rebotalho do processo evolutivo.



18/07/2011.

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral

Fonte: www.gob.org.br

Minuto Maçônico


COLMÉIA

1º - A colméia ou cortiço é o emblema do trabalho regular e organizado como o das abelhas e também o da solidariedade.

2º - Símbolo da operosidade, a colméia nos lembra que devemos trabalhar e que ninguém, entre nós, deve folgar. Esta é uma interpretação simbólica de um emblema natural.

3º - No Egito, em outros tempos, a colméia tinha interpretações místicas. Representava as leis da natureza e princípios de divino misticismo. Lembrava que o homem devia construir um lugar onde pudesse trabalhar, e isto era representado pelo Templo.

4º - Dentro deste Templo todos devemos estar ocupados numa produção cooperativa e mútua, base ou pedra angular das instituições cooperativas.

5º - “Podemos expressar de outro modo a interpretação mística deste símbolo, assim: que o homem devia modelar o seu corpo físico de modo que pudesse conter e preservar as riquezas, doçuras e frutos do seu trabalho e experiências, não para um uso egoísta, mas para ajudar e fortalecer aos outros".


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo – MM

ARLS 8 DE DEZEMBRO – 2285

GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br