Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Você é Maçom ou dizem que você é Maçom?




É comum ouvirmos, na abertura dos nossos trabalhos, o 1º Vigilante dizer: “pelo sinal que fazem, todos os IIr.·. das Colunas do Sul e do Norte são maçons, Venerável Mestre”. E este, complementando o ritual, diz: “eu respondo pelos do Oriente”. É tudo muito significativo ritualisticamente.
Mas será espiritualmente significativo para cada Irmão presente, ou será somente mais uma sessão da qual participamos apenas material ou obrigatoriamente porque aceitamos pertencer à Sublime Ordem? Este, meus Irmãos, é o âmago da questão que estamos vivendo atualmente. Temos muitos IIr.·. com boa vontade, solidários, fraternos e tolerantes. Mas, dentre estes, que deixaram a essência da Sublime Ordem guiar seus espíritos e demonstrar materialmente essa benesse, que a Ordem sempre teve como base de sua existência, temos aqueles que se sentem desiludidos por acontecimentos que geraram dúvidas em seu ser, como exemplo, cito: discussões frívolas que não levam a lugar nenhum; desentendimentos porque um Ir: .não soube observar com diplomacia um percalço qualquer de outro Ir.·.vaidade por cargos em Loja; agir como homem comum e não como um verdadeiro maçom, que deve ouvir atentamente o Ir.·. e depois argumentar com ponderação para que haja um entendimento sadio e, por conseqüência, o esforço de uma amizade que a Maçonaria em si sempre fez questão de que seja primordial entre IIr.·. 

Eu mesmo, que tive a ousadia de escrever estas ponderações, já me vi muitas vezes intolerante e achando que o Ir.·. não devia fazer isso ou aquilo em vez de pensar um pouco mais, e analisando friamente os motivos que fazem uma pessoa ser autoritária, arrogante, impertinente e às vezes até agressiva, sem uma aparente motivação.

Será que este Ir.·. ou pessoa comum não tem lá em sua vida particular seus motivos para irritação? Será que você que praticamente não tem dificuldades não poderia tentar conversar mais com este Ir.·. ou pessoa comum e tentar entender por que esse ser se irrita à toa, por qualquer motivo? Aqui entre nós, eu sei que é muito difícil dialogar com pessoas em dificuldades, porque quer queiram quer não, todo mundo tem amor próprio e orgulho, até às vezes ferido pelas mudanças da vida, tornando-se de espírito fechado e não admitindo que ninguém, segundo seu modo de ver, dê palpites em sua vida, mesmo que se tenha a melhor das intenções.

Assim sendo, no meu modo de entender, nós, seres humanos, não estamos nos relacionando como IIr.·., tanto aqui como lá, deixando que, a cada dia que passa, cada um construa seu mundo particular, ao ponto de até nos distanciarmos da própria família, porque não precisamos deles materialmente, e o nosso espírito de amizade que Deus nos deu de graça morreu dentro de nós, antes mesmo do inexorável chamado do Grande Arquiteto do Universo para o acerto de contas definitivo. E dentro desses parâmetros da atual conjuntura em que vivemos, notamos que praticamente ninguém consegue se concentrar espiritualmente e se irmanar em um pensamento uníssono positivo, para derrubarmos as barreiras da desconfiança, do mal-entendido, do “eu estou com pressa”, “tenho compromisso” e assim por diante. É, meus IIr.·., sei que estou provocando muitas perguntas fáceis de responder, mas difíceis de se explicar; no entanto, façamos como aquele Beija-Flor, que, mesmo sabendo que não apagaria o incêndio na floresta, continuou a jogar pingos d’água nas labaredas que consumiam seu habitat.


Ir .·. Carlos Alves Rodrigues, M.·.M.·.

Perguntas e Respostas da Maçonaria




A INICIAÇÃO


O QUE É O RITUAL DE INICIAÇÃO?
É o resultado de numerosos mitos esotéricos da antigüidade e mantém no mundo ocidental as formas primordiais da espiritualidade elaborada pelos antigos.

A INICIAÇÃO É EXCLUSIVA DA MAÇONARIA?
Não. Em todas as escolas herméticas há uma cerimônia com a qual se recebe o candidato chamada de iniciação. É um ato muito significativo, cuja real importância está oculta sob a verdadeira aparência do véu exterior.

COMO DEVE SER A INICIAÇÃO?
A iniciação é um ato ritualístico e litúrgico que deve cercar-se do mais absoluto respeito. Durante ela devem ouvir-se unicamente as vozes dos que nela intervém, guardando os demais assistentes completo silêncio e respeitosa atitude.

O QUE SE PRETENDE ATRAVÉS DA INICIAÇÃO?
Pretende-se dar ao iniciado uma responsabilidade maior não somente como ser humano com vida espiritual, mas também como homem e cidadão. Procura-se despertar nele uma vida interior mais intensa e uma compreensão melhor da vida.

A INICIAÇÃO É MÍSTICA?
Sim, pois em não possuindo o homem, em geral, dotes intelectuais capazes de fazê-lo conhecer-se a si próprio e de compreender o grande mistério do Universo, somente através do misticismo poderá ele alcançar o Desconhecido, desde que o anime a crença no Grande Arquiteto do Universo.

QUE REQUISITOS DEVE PREENCHER O CANDIDATO A INICIAÇÃO?
a) ter instrução e qualidades morais suficientes para compreender e praticar os ensinamentos maçônicos;
b) Ter meios honestos e suficientes de subsistência;
c) Ter reputação ilibada;
d) Ter no mínimo 21 anos.

O QUE É NECESSARIO PARA SE TORNAR MAÇOM?
É necessario que o candidato seja proposto por um Mestre Maçom, membro ativo da mesma Loja.

COMO O CANDIDATO SE TORNA MAÇOM?
A admissão será sempre através de iniciação, filiação ou regularização, de acordo com os rituais.

O QUE DEVEM OS CANDIDATOS À MAÇONARIA POSSUIR?
Devem ser livres e de bons costumes, capazes de direito e de assumir obrigações, isentos de defeitos físicos que os impossibilitem de se dedicar às práticas maçônicas.

O QUE PRETENDE O INICIADO QUANDO DE SEU INGRESSO NA MAÇONARIA?
O ingresso na maçonaria implica o primeiro passo na senda infinita que busca a perfeição humana, aspiração fundamental de todo o maçom, significando que o objetivo principal de todo o iniciado é converter-se em um modelo útil e proveitoso para a sociedade, para a família, à pátria e a humanidade.

COMO O CANDIDATO É RECEBIDO?
Nem nu nem vestido, despojado de todos os metais e com os olhos vendados.

O QUE SGNIFICA NEM NÚ NEM VESTIDO?
Vestido desta maneira um tanto bizarra o candidato é, em si mesmo, uma preciosa lição de respeito e humildade. Simbolicamente nú ele se sente fraternalmente igual a todos, desaparecendo as distinções sociais.

COMO O SIMBOLISMO EXPLICA ISTO?
Explica como uma preparação para o desnudamento completo da alma que só será sentido e compreendido pelo candidato quando ele se der conta de que há um real desnudamento do corpo.

O QUE SIGNIFICA A VENDA SOBRE OS OLHOS?
Significa as trevas e os preconceitos do mundo profano e a necessidade que têm os homens de procurar a luz entre os iniciados.

O QUE MAIS LEMBRA A OBSCURIDADE?
Lembra o homem primitivo na ignorância de todas as coisas.

O QUE LEMBRA A PRIVAÇÃO DOS METAIS?
Ela lembra ao homem o seu estado natural antes da civilização.

QUAL O PRIMEIRO CONTATO QUE O POSTULANTE TEM COM A MAÇONARIA?
O primeiro contato real se dá através da câmara de reflexões.

PARA QUE SERVE A CÂMARA DE REFLEXÕES?
Conduz à meditação, permitindo ao homem o acesso à sua própria alma e à sua consciência. A meditação profunda é o único caminho capaz de levar o homem a um reencontro consigo mesmo.

O QUE OFERECE A CÂMARA DE REFLEXÕES?
Oferece a sensação de silencio, penumbra e paz, além de um conjunto de símbolos capazes de levar o postulante mais rápida e profundamente à meditação.

O CANDIDATO AO SER INICIADO QUANTAS VIAGENS PRATICA?
Depois de colocado entre colunas, fazem-no praticar três viagens, para que se recorde das dificuldades e atribulações da vida.

O QUE SIMBOLIZAM ESSAS VIAGENS?
As três viagens simbolizam a conquista de novos conhecimentos. Elas oferecem à consideração dos maçons a personalidade do candidato que procede dos planos das trevas e da ignorância em busca da Luz e do verdadeiro Saber.

POR ONDE VIAJA O INICIANTE?
Viaja do Ocidente para o Oriente e do Oriente para o Ocidente, primeiro por um caminho em meio de ruídos e trovões. Depois por outra estrada ouvindo o tilintar de armas. Finalmente, por uma terceira estrada de caminho plano e suave.

QUE SIGNIFICAM OS RUIDOS E TROVÕES DA PRIMEIRA VIAGEM?
Significam, fisicamente, o caos e, moralmente, os primeiros anos do homem e os primeiros tempos da mocidade.

QUE REPRESENTA O RUÍDO DAS ARMAS?
Representa a idade da ambição, os combates que a sociedade é obrigada a sustentar, as lutas que o homem trava.

POR QUE SE ENCONTRAM FACILIDADES NA TERCEIRA VIAGEM?
Porque mostra o estado de paz e tranqüilidade quando se está protegido pelos irmãos.

ONDE TERMINOU CADA UMA DESSAS VIAGENS?
Cada uma terminou em uma porta.

ONDE SE ACHAM SITUADAS ESSAS PORTAS?
A primeira no sul, a Segunda no Ocidente e a terceira no Oriente.

O QUE É DITO AO INICIADO QUANDO BATE EM CADA UMA DESSAS PORTAS?
Na primeira mandam-no passar, na Segunda é purificado pela água e, na terceira, é purificado pela fogo.

QUE SIGNIFICAM ESSAS PURIFICAÇÕES?
Que o homem deve desvencilhar-se de todos os preconceitos sociais ou de educação, procurando a sabedoria.

O QUE DEMONSTRAM ESSAS PURIFICAÇÕES?
As purificações demonstram que para estar em condições de receber a Luz da Verdade, torna-se necessario abrir mão de todos os preconceitos sociais e culturais para, aliviado dessa carga, sair em busca da sabedoria.

QUAL A FINALIDADE DA PURIFICAÇÃO PELA ÁGUA?
Tem a finalidade de limpar ou liberar o espirito humano de suas arestas e imperfeições morais.

O QUE SIGNIFICA A PURIFICAÇÃO PELO FOGO?
Significa a eliminação das nódoas do vicio. As chamas simbolizam também as aspirações, o fervor e o zelo.

QUE REPRESENTAM AS TRÊS PORTAS ONDE BATE O INICIANDO?
As três disposições necessárias à busca da verdade: sinceridade, coragem e perseverança.

O QUE LEMBRA AO INICIANDO O CONTEÚDO DA TAÇA SAGRADA?
Lembra-lhe que o maçom deve gozar os prazeres da vida com moderação, não fazendo ostentação do bem que goza.

POR QUE SE FAZ A PRECE DA INICIAÇÃO?
Porque os maçons não se empenham em empresa importante sem primeiro invocarem o Grande Arquiteto do Universo.

O QUE É O JURAMENTO MAÇÔNICO
O juramento é um compromisso de honra selado pelo coração aberto e a consciência livre, um corolário de discrição e fidelidade.

QUAL A CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA QUE O JURAMENTO SEJA TOMADO?
Constitui condição essencial do juramento ser o mesmo pronunciado na presença do grande Arquiteto do Universo.

O QUE É DADO DEPOIS AO INICIADO?
A luz espiritual, ou seja, a verdade divina.

O QUE VÊ ENTÃO O INICIADO?
Raios cintilantes ferem-lhe a vista. Vê então que são espadas empunhadas por seus irmãos e apontadas para ele.

QUAL O SIGNIFICADO DISTO?
As espadas refletem a Luz da Verdade e estão prontas a acudir em auxilio do irmão, desde que paute sua vida com base na honra, na justiça e na prática do bem.

CONTINUA ...


Fonte: templomaconico.blogspot.com

Minuto Maçônico

 A LUA

1º - As sagradas escrituras referem que Deus, ao criar o universo, formou dois luminares: o Sol e a Lua - um para iluminar o dia e o outro, a noite. 
2º - A lua representa o princípio feminino, simboliza a constância, a regularidade, a afeição, a obediência, a evolução e a luz emanada da moral. 
3º - Maçonicamente pouco se sabe sobre a Lua e sua influência; os rituais não se preocupam com ela. Sabemos pela ciência que a Lua exerce grande influência na nossa vida. 
4º - A razão de ser de os maçons reunirem-se semanalmente diz respeito ao ciclo lunar semanal, pois cada fase da Lua envolve aproximadamente sete dias. 
5º - Em cada fase da Lua, o maçom deve renovar as suas energias, passando a Lua, assim, a exercer uma força apreciável sobre a sua vida.


Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: www.cavaleirosdaluz18.com.br