Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ARLS "Duque de Caxias IX" inicia seu Planejamento Estratégico




No dia 29 de outubro do ano corrente, o Irmão MM Amarildo André de Araújo ministrou com grande propriedade, uma brilhante palestra sobre a Importância do Planejamento  Estratégico, dando início as atividades do Seminário para Elaboração do Planejamento Estratégico da ARLS "Duque de Caxias IX" - Período de 2010/2014, cujo Planejamento terá o próprio Ir. Amarildo Araújo como facilitador e a sua construção será democrática e deverá contar com a participação ativa e colaboração decisiva de todos os Obreiros da Oficina.

O evento que é um marco na história da nossa Oficina e da Maçonaria Paraense, foi aberto com muito orgulho pelo Venerável Mestre, Irmão MI Antonio Jaime Machado da Silva Carneiro, e, contou com a presença valorosa de 09 Irmãos do Quadro (entre Secretários Estaduais, Oficiais e Obreiros). Também prestigiaram o evento os ilusres Veneráveis Mestres Ir. MI Haldone, Ir. MI Lourenço, Ir. MI Omar e Ir. MI Oscar, das Lojas "Cavaleiros do Oriente", "Lauro Sodré", "Wilson Oliveira" e "Kabbalah"; e, ainda, o ilustre Delegado Litúrgico dos Graus Filosóficos, Ir. MI Antonio Duarte, o Ir. Benedito, Obreiro da Loja "Bahir" e o Ir. José Couto, da Loja "Constelação Mosqueirense"/GLMPA e do Jornal Tribuna Maçônica.



Roteiro Operacional do Seminário



Clique nas imagens para ampliar




Texto Trabalhado: O Século XXI e a Maçonaria
Autoria: Breno Trautwein
Adaptação: Irmão MM Amarildo André de Araújo



“O motor da mudança não é tecnológico, mas humano. Assim, a organização do futuro deverá ser coerente com a aspiração das pessoas por auto-respeito e auto-realização”. William O’Brien. 

Por que a evasão de maçons das Lojas? 
Entre muitos fatores temos: grupelhos de dominação, reuniões má elaboradas; criando uma rotina monótona, os locutores permanentes sem qualquer mensagem, a falta de um objetivo para a Loja, ou para a potência, ou para a Ordem; de um modo geral: a falta de uma administração efetiva e programada.

Se a Maçonaria fosse uma empresa, ela estaria falida, porquanto o seu regime de Governo está mais para a monarquia absoluta, do que para uma república democrática; pois os dirigentes, desde as lojas até os grão-mestres, são de um modo geral são incompetentes em matéria de planejamento administrativo. 

Outro aspecto a ser abordado é o ponto de vista do cliente maçônico. 

O que eles buscam nas lojas e na fraternidade? 

Seria somente o auto-respeito e a auto-realização? Ou haverá outras causas? 

Analisando a sociedade, no momento, notamos de um lado a busca de uma doutrina filosófica animalizada pela sensualidade, pela ansiedade, pela evasão dos lugares de vivência para lugares exóticos; num falso prazer ótico, é a busca incessante de sensações e emoções a fim de satisfazer o nosso primitivo cérebro. D’outro lado a procura da religião, também, dentro do primarismo de satisfazer as necessidades materiais, e não as espirituais. 

Infelizmente, as religiões abastardam-se num comércio de benesses arrancadas de Deus a custa de pagamentos pecuniários, de magia evocativa ou gestual, através da interferência de um representante celeste na Terra, e, sobretudo, a submissão à vontade de Deus de viver na miséria e na dor, para poder ganhar o céu e ficar estático pela eternidade, olhando e adorando o criador. 

Logicamente, os clientes da Maçonaria não pertencem ao grupo dos materialistas, mas sim aos que procuram uma nova perspectiva para suas aspirações espirituais. Possivelmente, passaram pelo misticismo animista (considera a alma como causa de todos os fenômenos vitais) e moralista, estão investigando uma outra forma de crença, para satisfazer-lhes a racionalidade: um misticismo racional (fundado no raciocínio – opõe-se a empírico).

Em uma era de profundo egoísmo, gerando um individualismo selvagem; onde não tem lugar para os afetos humanos; onde também há somente o interesse em explorar o outro para o próprio benefício econômico, ou seja, é neste ambiente social de guerras de todos os tipos, que os homens vão atrás de uma paz, de compreensão, de comunhão com todos aqueles que têm as mesmas aspirações. 

Chegando as lojas, após a bela dramatização da iniciação; depois a elevação; mais tarde a exaltação; se ele não for bastante desembaraçado e curioso, passará a ser simples espectador de cenas que se repetem de forma enfadonha, sessões após sessões, sem qualquer organização, motivação, ou uma ação global para todos os participantes; levando-os as situações inquietantes geradoras de: 

a) desinteresse pelos conteúdos e atividades propostas pelas lojas; e 

b) insatisfação em relação ao que fazem e como fazem. 

Nada encontrando de útil para si, o cliente deixa de comprar o produto supérfluo, mal-embalado, e às vezes caro, não lhe restando outra solução: o abandono. 

Modernamente, considerando algumas idéias profanas numa visão mais atualizada da administração de uma empresa vencedora, teríamos os métodos dos sistemas, de uma Organização de Alto Desempenho, ou uma das mais em moda: Gerência pela Qualidade e Produtividade, cujos princípios básicos são: criar uma organização capaz de adaptar-se as novas tecnologias, as novas condições ambientais geradas pelos nossos valores humanos, além de ser flexível, e ainda em relação à Maçonaria, haveria, dentre outros os seguintes propósitos: 

1) desenvolver lideranças efetivas; 

2) investir em tecnologia de informação para obter respostas rápidas; 

3) adotar um sistema eficaz de comunicação; e 

4) fazer o planejamento estratégico em todos os níveis com metas bem definidas, objetivos bem operacionais. 

Tudo isto como um começo para, segundo o filósofo colombiano Bernardo Toro, as principais competências pessoais para esse século são: 

1) alta competência em leitura e escrita; 

2) alta competência em cálculo matemático e resolução de problemas; 

3) alta competência em expressão escrita: precisão para descrever, precisão para analisar e comparar, precisão para expressar o próprio pensamento; 

4) capacidade para descrever, analisar e criticar o ambiente social; 

5) capacidade para recepção crítica dos meios de comunicação de massas; 

6) capacidade para criar, trabalhar e decidir em grupo: aprendizagem cooperativa; e 

7) capacidade para localizar, ter acesso e usar informações acumuladas (guardados em bancos de dados). 

Estas são algumas proposições sobre as qualidades do homem para o século XXI, e não nos podemos esquecer que a Maçonaria é herdeira do Humanismo medieval, centrado no indivíduo, o qual para o futuro deveria não só saber usar a tecnologia, mais em especial a de informação, e poderíamos desde já, pensarmos numa rede de computadores de cada potência, reunidas numa rede geral de todas elas.

Para sobrevivermos nesse novo milênio, torna-se evidente a necessidade de abandonarmos dogmas e preconceitos de um passado obscuro, e iniciarmos a viver o aqui e agora, analisando e criticando as arcaicas estruturas maçônicas legais, organizacionais, filosóficas, de usos e costumes, e mesmo ritualísticas. 

O tempo não espera. Ele passa rápido destruindo as estruturas de alto gasto energético, e construindo composições mais econômicas e eficazes. Ou se evolui ou se perece, não há terceira opção.


Pirâmide da Transformação

Clique na imagem para ampliar


A ARLS Duque de Caxias IX permance com o coração e os braços abertos  aguardando as Autoridades Maçônicas do Grande Oriente do Estado do Pará e os Obreiros das Lojas Maçônicas do Rito de York - Trabalho de Emulação, para participarem das novas etapas a serem realizadas no Seminário Sobre Planejamento Estratégico desta Oficina.

E, considerando a importância desse momento histórico para a nossa Oficina, ressaltamos que a participação de todos os Obreiros é fundamental para "a construção do futuro que realmente queremos para a nossa Loja" e convidamos os Irmãos Obreiros que estiveram ausentes no primeiro dia para participarem da Sessão Ritualística prevista para a próxima quinta-feira, dia 05/11/2009, levando devidamente preenchido o questionário de pesquisa de opnião que lhe foi encaminhado.

Convite para Solenidade Alusiva ao Sesquicentenário da Maçonaria no Estado do Ceará

Convite e mensagem enviados pelo Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil - Ceará, Eminente Irmão José Ilário de Sousa


Clique na imagem para ampliar

A Maçonaria Cearense completa 150 anos, temos a honra de convidar os Irmãos para abrilhantar este momento sublime.
Fraternalmente,

José Ilário de Sousa
Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil - Ceará

Pedra Fundamental em Xinguara/PA

Imagens e mensagem enviadas pelo Grão-Mestre Estadual, Eminente Irmão Waldemar Alberto Chaves Coelho, da Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental do Templo, ao Oriente de Xinguara, neste Estado.




Parabéns aos Amados Irmãos de Xinguara, e região do Sul do Pará, pela garra de construir seu Templo.
Conte sempre como nosso apoio e ajuda.
Fiquem com Deus.
 

Waldemar Coelho

----------------

Da Redação:

Com a devida venia, fazemos das palavras do Eminente Grão-Mestre Estadual, as palavras de todos os Irmãos do Quadro de Obreiros desta Oficina.

Minuto Maçônico

INSTRUÇÃO

1º - Nome que se designa as reuniões que têm por escopo principal o estudo da doutrina e liturgia maçônicas. Cada grau tem a sua. O sentido ali é sempre simbólico e velado. 
2º - Quando queremos somos capazes de ensinar e aprender, é uma questão de opção o dedicar-se a busca do conhecimento. 
3º - O maçom deve instruir-se para compreender, e só alcançara a meta desejada por meio do estudo, que exige constância, dedicação e sobretudo força de vontade. 
4º - O mais triste numa loja é constatar a mediocridade de seus membros, que não dão à instrução a importância necessária. Estudar conduz ao aprendizado e esse à realização. 
5º - Durante a instrução, feche o seu ritual, preste atenção naquele que esta ministrando a instrução, se você entender, seu estudo será mais objetivo e o aproveitamento muito acima da expectativa.

     
Lembre-se,

MAÇONARIA ALEGRE E CRIATIVA DEPENDE DE VOCÊ

(saber - querer - ousar - calar)

Rui Tinoco de Figueiredo - MM
ARLS 8 DE DEZEMBRO - 2285
GOSP/GOB Guarulhos - S.Paulo


Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br