Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ainda a Fraternidade

Pronunciamento do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva


Em Maçonaria, nunca será exagerada a atenção dispensada à principal mola propulsora da Instituição, que é a fraternidade humana. Assim é que a Constituição do Grande Oriente do Brasil declara que todos os maçons devem considerar-se Irmãos, ao mesmo tempo em que determina que esses laços de fraternidade sejam estendidos a todos os seres humanos esparsos sobre a superfície da terra.

A fraternidade – uma forma de amor, o amor fraterno, poder com que nos premiou o Grande Arquiteto do Universo – está na origem e é o sustentáculo da Ordem, além de ser o seu objetivo final: tornar a humanidade feliz através da prática do amor entre os seres humanos indiferentemente à raça, nacionalidade, sexo, ideologia, crenças e religião.

Os que remontam a origem da Maçonaria aos tempos imemoriais sabem – pois os verdadeiros maçons podem saber dessas coisas – que os antigos colégios de mistérios, as escolas de sabedoria cultivavam e ensinavam aos que lhes batiam às portas essa virtude milenar cada vez mais incisiva na alma do Maçom.

É esta a lição que os iniciados maçons têm de estudar e têm de vivenciar em seus primeiros anos de aprendizagem, antes de poderem exercer com segurança as funções de certa responsabilidade e antes de que o exercício dessas mesmas funções possam quebrar a tranqüilidade e prejudicar o próprio espírito de fraternidade de que se reveste o trabalho na Nobre Ordem.

Na história da Maçonaria encontramos vários episódios em que tivemos sérios embates com as forças negativistas do mundo exterior, momentos em que não faltaram mártires em nossas colunas, ainda hoje reverenciados; foram nesses lances, sofrendo ataques de fora e de dentro, que o sentimento de fraternidade se fortaleceu dentro da Maçonaria e se impôs contra inimigos imprudentes, e hoje se apresenta ao mundo como instituição vitoriosa e decididamente comprometida com o progresso da humanidade.

6.11.2009.

Marcos José da Silva

Grão-Mestre Geral

Nenhum comentário: