Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Maçonaria




A Maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropiajustiça socialaclassismo,humanidade, os princípios da liberdadedemocracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciáticafilosóficafilantrópica e educativa. Os Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por Oficinas, Ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
Sendo uma associação iniciática, utiliza diversos símbolos, dos quais apenas alguns são geralmente conhecidos.
Cada Loja Maçônica é composta pelo Venerável Mestre (ou Presidente), que preside e orienta as Sessões, pelo Primeiro Vigilante, que conduz os Trabalhos e trata da organização e disciplina em geral e pelo Segundo Vigilante, que instrui os Aprendizes. O Orador, que sumariza os Trabalhos e reúne as conclusões é coadjuvado pelo Secretário, que redige as atas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a Loja e a Obediência e junto com o Venerável Mestre. O Mestre de Cerimônias, que introduz os Irmãos na Loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Expertonas cerimônias de iniciação, o Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da Loja e vela pela sua organização financeira, e por fim o Guarda do Templo (que em alguns Ritos e lojas é só externo noutros é externo e interno e ainda em outros ambos são ocupados por Irmãos diferentes) e que vela pela entrada do Templo são outros Oficiais igualmente importantes. Os cargos do Venerável Mestre ao Secretário são chamados as Luzes da Oficina.


Os Ritos compostos por procedimentos ritualísticos, são métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimónias maçônicas. 

Entre os principais, praticados no Brasil, destacam-se:

Nenhum comentário: