Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Idade Média

O conceito de Idade Média está, pois, eivado de erro. Não se trata de maneira nenhuma de uma época de transição, ainda incerta quanto aos seus fins e meios, mas de um desses momentos originais da história, em que a sociedade adquiriu uma profunda compreensão de si mesma e do seu destino, em que se efetuou uma obra inigualada – talvez inigualável –, e em que a humanidade conheceu uma unidade e um equilíbrio excepcionais. É impossível renunciar ao termo usual, demasiado usual, de “Idade Média”, mas convém utilizá-lo pensando na grandeza das realizações que abrange.

Tenho observado que os maçons quando falam da gênese maçônica a partir da guildas dos construtores medievais – os operativos –, fazem-no com reverência, o que é louvável. Entretanto, esses mesmos maçons quando falam da Idade Média fazem-no com desprezo, imitando o senso comum da massa ignara. Isso não seria um paradoxo? Poderia existir dois mundos num mesmo período da história? O mundo dos maçons, belo e perfeito e o mundo dos profanos, ignaro e inexpressível?

Pense nisso antes de falar com desprezo de uma Idade que foi a Idade de Ouro da humanidade Ocidental, a grande época “da Catedral e da Cruzada” (1050-1350).

 
Irm. Anatoli Oliynik
Curitiba - Paraná

"A Maçonaria não conduz o homem à salvação, mas precisa ajudá-lo a não se perder no caminho" (A. Oliynik).

Nenhum comentário: