Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Boa Vontade e Boas Palavras

Pronunciamento do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente d0 Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva


Em Maçonaria ninguém ignora a importância de submeter a vontade, condição de progresso na Ordem, que exige dos Iniciados uma vontade firme e dirigida no sentido do bem. Foi a “homens de boa vontade” que o emissário do Altíssimo se dirigiu para anunciar a chegada d’ Aquele que estava destinado a mudar o mundo, missão para a qual ele contou com esses homens de vontade poderosa, de boa vontade.
.
Só os homens de boa vontade conseguem vencer as paixões para orientar sua vida segundo os preceitos da ética e da moral. O trabalho mental é assim indispensável ao bom desempenho do Maçom em seu interminável labor de tornar feliz a humanidade, o principal foco do pensamento dos Filhos da Viúva, como são conhecidos os Maçons.
.
A grandeza e a importância do pensamento podem ser medidos pelo tom da linguagem que se usa no trato das grandes causas. E também pela qualidade da linguagem e o tipo de raciocínio utilizado nos debates de assuntos sérios, em qualquer ocasião e em qualquer lugar.
.
Na História da Maçonaria tem havido momentos críticos, geralmente por influência externa, sempre superados pela força do destino reservado á Sublime Instituição. E na solução desses conflitos nunca faltou a linguagem elevada, refletindo a madurez e a retidão do pensamento maçônico.
.
A prudência aconselha a palavra verdadeira, necessária e justa, voltada para o bem, alem de agradável e bela na forma. A palavra do autêntico iniciado surge na alma com a verdade cristalina, cuja tendência para o bem, classificamos de virtude, o apanágio do Maçom.


26.11.09

Marcos José da Silva
Grão Mestre Geral

Nenhum comentário: