Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Socorro aos Irmãos Haitianos


O Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Marcos José da Silva,  manifestou-se através de mensagem aos Maçons, com o seguinte texto:




Dia após dia, o mundo toma conhecimento de como se arrasta a situação do Haiti diante dos esforços multinacionais pela recuperação do país vítima de catástrofe natural, mas inesperada.

O drama pessoal dos atingidos pelo terremoto do dia 12 tem um aspecto trágico indescritível, subjacente, sem dúvida, nas superficiais informações da mídia.

Estimulante, é verdade, a pronta solidariedade mostrada pela comunidade internacional, tão logo as tristes noticias começaram a percorrer o mundo e emocionantes os gestos pessoais de generosidade, traduzidos em milhões de dólares e veiculados para conhecimento da opinião pública.

Salientamos os esforços dos militares no território haitiano, sejam as tropas de paz da ONU, comandadas pelo general brasileiro Floriano Peixoto, sejam unidades de outros países, destacando-se os Estados Unidos, todos empenhados em amparar as vítimas, com alimentação, assistência médica e moradia num ambiente de ampla cooperação castrense.

A remessa de doação ainda é dificultada pelas condições precárias de funcionamento das instituições insulares, inclusive o sistema bancário. Estamos aqui no Grande Oriente do Brasil, porém, diligenciando para facilitar a realização dessas operações, principalmente através de fornecimento de dados necessários aos Grão-Mestres Estaduais e a todos os Irmãos que desejarem participar dessa ação fraternal de um Iniciado Maçom.

Brasília, 29 janeiro de 2010.


Fraternalmente,


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral



Abaixo vão as informações necessárias para a remessa de numerário.
Para remessa de valores, via instituição bancária:

1 - O numerário deve chegar na República Dominicana, para ser repassado ao Haiti;
2 - O banco que servirá de apoio é o Scotiabank, de sigla SWIFT;
3 - A sede do Scotiabank na República Dominicana (única agência) fica em Santo Domingo;
4 - O valor máximo a ser remetido é de três mil dólares;
5 - Pode ser remetido como “pequenos compromissos” e enviar em mais de uma remessa, de três mil dólares cada; uma nova remessa só poderá ser efetuada após o encerramento do ciclo da anterior;
6 - Remessa efetuada por Pessoa Jurídica requer a apresentação de  documentos que comprovem a arrecadação;
7 - Santo Domingo “trabalha” com dólar americano;
8 - Pode-se  “chegar lá”  por dois caminhos imediatos,  a saber:
I)    via Canadá  (Scotiabank, Toronto), em que real converte em dólar canadense, e dólar canadense converte em dólar americano,  ou
II)    via EUA (Banco do Brasil, Ag. Nova York), em que real converte em dólar americano e segue direto para Sto. Domingo;

9 - Cliente: Gran Logia de la República Dominicana (Fundo Haiti); número da conta 02-0020099;

10 - Via Scotiabank:
a) remeter para o Canadá é:
Scotiabank, Toronto
Swift:  NOSCCATT

b) Toronto para Santo Domingo é:
Scotiabank,Dominican Republic
Swift:  NOSCDOSD

Ou

11 - Via Banco do Brasil:
o banco remete para Nova York e, de lá segue para Santo Domingo é:
c) Scotiabank,Dominican Republic
Swift: NOSCDOSD

OBS: Qualquer que seja a situação é possível obter esclarecimentos na GECEX, 61-3310-1877; os procedimentos operacionais, se deixados a cargo deles, porém, serão cobrados.

Nenhum comentário: