Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sábado, 3 de abril de 2010

Hora da Reflexão



No momento em que o mundo celebra, mais uma vez, a passagem da data que lembra a Paixão e a Ressurreição de Cristo, a Maçonaria, fiel ao seu passado de íntima associação com o cristianismo, acena para seus iniciados a necessidade de uma reflexão sobre a paz e a harmonia nas relações humanas.

Sem ser a maçonaria uma religião e sem ser a Loja Maçônica uma igreja, é certo, entretanto, que todo Maçom tem sua crença religiosa, segue os dogmas correspondentes, adora o Principio Criador na forma que possa Concebê-lo sua mente espiritual e aceita sem restrição a fórmula universal maçônica do Grande Arquiteto do Universo.

O caráter universal da Maçonaria e a total ausência de distinção religiosa dentro da Ordem permitem que nela se mesclem o anseio cristão de salvação, o compromisso judaico com as leis divinas, o fervor heróico dos islamitas, a convicção nirvânica  dos budistas, a idéia  dos sucessivos renascimentos dos hinduístas e quaisquer outros componentes do profuso ideário religioso da humanidade.

A aspiração sincera de contato com o Divino e o reconhecimento da identidade com Sua obra impelem o ser humano à união de uns com os outros na terra, assim como a gravidade força a aproximação dos astros no céu. 

As comemorações religiosas são oportunidades em que o maior princípio maçônico, o da fraternidade humana, na forma de amor universal, adotado pela piedade dos devotos, recebe substancial auxílio, provendo os maçons de maior entusiasmo na observação rigorosa e constante desse compromisso; tanto em sua vivência na sociedade, como nas lides especialmente virtuosas no interior das colunas e dos órgãos superiores da Instituição.

Que a Paz e a Concórdia venham a cimentar de maneira inquebrantável os corações e as mentes de nossos Iniciados em seu nobre mister pelo bem da humanidade, servindo de exemplo para os que de fora nos contemplam com admiração e respeito.

Brasília, DF, 31 de março de 2010


Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral


Fonte: www.gob.org.br

Nenhum comentário: