Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Colégio Estadual Paes de Carvalho



Fachada principal do CEPC




Galeria de ex-professores e ex-alunos ilustres



José Paes de Carvalho, médico humanitário, um dos fundadores do Clube Republicano do Pará, foi senador e 2º secretário da Assembléia Nacional Constituinte de 1890, governador do Pará (1897-1899), candidato a vice-presidente da República em 1894.



Instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Pará e uma das mais antigas do País, o Colégio Estadual Paes de Carvalho tem hoje 1.600 estudantes e 113 servidores.

Alguns de seus educandos tiveram participação ativa em movimentos como a abolição da escravatura, proclamação da República e a Revolução Constitucionalista de 1932.

Fundada pelo então presidente da província do Pará, Bernardo de Sousa Franco, em 28 de julho de 1841, com denominação de Liceu Paraense, a instituição ganhou o nome "Paes de Carvalho" durante o período da República, sendo renomeado mais tarde de "Ginásio Paraense" depois da revolução de 1930, e por último Colégio Estadual.

Pelos bancos do CEPC passaram grandes figuras do cenário político, acadêmico, profissional e empresarial parauara e nacional: ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, governadores, reitores e empresários, além de mais de 15 ex-governadores, inclusive o atual, Simão Jatene, Jader Barbalho, Jarbas Passarinho, Alacid Nunes, Lauro Sodré, Justo Chermont, Fernando Guilhon, Augusto Montenegro, Magalhães Barata, Gama Malcher e Aloysio Chaves.

Também foram ex-alunos o ex-Procurador Geral da República, Inocêncio Coelho; o médico patologista, cientista e professor Gaspar Vianna; o escritor e jornalista Dalcídio Jurandir; e o Visconde de Souza Franco, que ocupou vários cargos políticos de projeção nacional entre 1839 e 1865, responsável pela criação do Liceu Paraense, regularizando a instrução primária e secundária no Estado.

O primeiro prédio era no antigo Largo do Palácio, onde hoje é a Praça Dom Pedro II. Antes de ser instalado em seu endereço atual, na Praça Saldanha Marinho, bairro do Comércio, o Paes de Carvalho também funcionou na Tv. Campos Sales e no Convento do Carmo.


Fotos: Cristino Martins.


Fonte: Blog da Franssinete Florenzano.

Nenhum comentário: