Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Senador Mozarildo Cavalcanti homenageia os 190 anos do Grande Oriente do Brasil





O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) homenageou em Plenário na última sexta-feira (15), os 190 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, data que foi comemorada no domingo 17. Ao fazer uma retrospectiva histórica da atuação da instituição no país, citou maçons com papel de destaque na política nacional e campanhas cívicas e sociais importantes às quais a Maçonaria se engajou no período.
Segundo informou, a mobilização pela independência do Brasil foi forjada dentro da Grande Oriente, que teve o então ministro do Reino e de Estrangeiros José Bonifácio de Andrada com primeiro grão mestre. Outros maçons ilustres se notabilizaram na luta contra a escravidão, como Eusébio de Queiroz (1850) e o Visconde de Rio Branco, à frente da aprovação da lei que proibiu o tráfico negreiro e da que tornou livres os filhos de escravas (1871), respectivamente.
O advento da República também teve a marca da maçonaria, conforme assinalou Mozarildo. Vários presidentes da chamada República Velha (1889-1930), como Floriano Peixoto, Hermes da Fonseca, Campos Sales, Nilo Peçanha, tinham atuação destacada na Grande Oriente. Campanhas pela redemocratização do país e pela anistia a presos políticos contaram ainda com o envolvimento da Maçonaria ao longo do período republicano.
- Ainda persiste o preconceito e a crença de que somos uma seita. Mas a maçonaria é um modelo de tolerância com o pensamento diverso, que trabalha pela espiritualidade e prega a crença em Deus, o respeito à família e o amor à pátria – comentou Mozarildo.
Em aparte, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) chamou atenção para a presença marcante da Maçonaria em “todos os episódios em que se registra um passo adiante na construção de uma sociedade democrática e na promoção da justiça”.
O Senado irá realizar sessão especial de homenagem à maçonaria no dia 20 de agosto, data que remonta à reunião da Grande Oriente do Brasil onde se decidiram os rumos da independência do país.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: