Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama conquista Prêmio Nobel da Paz 2009

No Último Segundo, sob o título acima:

Primeiro presidente negro dos EUA, Obama pediu pelo desarmamento nuclear e trabalhou para restabelecer o processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o posto em janeiro. "Muito raramente uma pessoa com a mesma amplitude de Obama capturou a atenção do mundo e deu ao seu povo a esperança de um futuro melhor", disse o comitê.

O presidente dos Estados Unidos criou um "ambiente novo para a política internacional. Graças a seus esforços, a diplomacia multilateral recuperou sua posição central e devolveu às Nações Unidas e outras instituições internacionais seu papel protagonista", assinalou o Instituto em Oslo.

"A visão de um mundo sem armas nucleares estimulou o desarmamento e as negociações para o controle de armamento. Graças à iniciativa de Obama, Estados Unidos estão desempenhando um papel mais construtivo para fazer frente aos desafios da mudança climática que enfrenta o mundo", acrescentou o Instituto.

Trata-se da primeira vez que recebe o Nobel da Paz um presidente dos Estados Unidos em exercício, depois que em 2002 lhe fora outorgado ao já ex-presidente Jimmy Carter, por seu trabalho mediador. O comitê deu o prêmio a Obama menos de nove meses após ele assumir a presidência.

Em 2007, seu compatriota, ex-candidato à Casa Branca e ex-vice-presidente Al Gore, também democrata, o recebeu por seu trabalho na luta contra a mudança climática.

Desafios

Apesar de estabelecer uma agenda internacional ambiciosa, ele ainda tem de conseguir avanços no Oriente Médio ou na questão do programa nuclear iraniano. Ele também enfrenta escolhas difíceis sobre a condução da guerra no Afeganistão.

No mês passado Obama presidiu uma reunião histórica no Conselho de Segurança da ONU, que aprovou por unanimidade uma resolução promovida pelos Estados Unidos pedindo aos países que detêm armas nucleares que fechem seus arsenais.

Recorde

Neste ano, houve um número recorde de 205 indicados para o Nobel da Paz. Entre os outros nomes cogitados para o prêmio estavam o dissidente chinês Hu Jia, a ex-refém e ativista colombiana Ingrid Betancourt e a negociadora colombiana Piedad Cordoba.

No ano passado, o prêmio Nobel da Paz foi entregue ao ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari, que estev envolvido em várias negociações de conflitos como o de Kosovo e Iraque. Em 2007, o prêmio foi para ex-vice-presidente americano e ativista Al Gore, juntamente com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

O vencedor do Nobel da Paz - escolhido por um comitê formado por cinco membros - ganha uma medalha de ouro, um diploma e um prêmio de US$ 1,4 milhão em dinheiro.

Mais aqui.

Nenhum comentário: