Digite abaixo o seu email para receber mensagens com as nossas postagens:

domingo, 11 de setembro de 2011

Grande Oriente do Brasil e a Independência









Hoje, 7 de setembro de 2011, comemora-se o 189º aniversário do Dia da Independência da República Federativa do Brasil e a história registra que a Maçonaria foi a vanguarda do movimento de Independência, pois na época, não havia partidos políticos para coordenar e mobilizar as elites que visava à Independência Brasileira.

Sendo a Ordem uma associação de homens de índole virtuosa, ligados uns aos outros na prática das virtudes, que viviam a combater o sectarismo político, religioso e racial em qualquer de suas formas, e movidos pelo desejo de separação dos grilhões que mantinham os brasileiros vinculados à Metrópole, uniram-se ao espírito cívico dos Maçons e buscaram um futuro mais justo para todos.

Movidos pelo ideário de Nação Independente, os maçons participaram dos movimentos libertários e vivificaram o sentimento de brasilidade que em todos os tempos mantiveram os brasileiros sempre unidos e atentamente vigilantes.

Assim, José Bonifácio, Gonçalves Lêdo, Cônego Januário Barbosa, José Clemente Pereira e vários outros brasileiros insignes, acolheram as manifestações dos compatriotas e levaram a D. Pedro o desejo do povo de que fosse proclamada a Independência Política do Brasil.

Em consideração as circunstâncias políticas que envolvia a Metrópole portuguesa, em 07 de setembro de 1822, D. Pedro proclamou nossa Independência, ocasião que nos separou definitivamente de Portugal. De lá, até os dias atuais, é com o sentimento de brasilidade que nossa pátria tem vivido, cujos filhos têm consciência de que uma Nação só amadurece, se aprimora e se afirma quando consegue construir, por vontade própria, sua História.


Sec:. Geral de Comunicação e Informática


Fonte: GOB News.

Nenhum comentário: